06/02/2018

Professor Carlos Estrela é destaque no 34º Seminário de Práticas Docentes

06.02.2017

O pesquisador e professor Dr. Carlos Estrela participou no dia 29 de janeiro do 34º Seminário de Atualização de Práticas Docentes, onde proferiu uma palestra dirigida aos diretores, coordenadores, professores e representantes estudantis dos cursos de graduação da UniEVANGÉLICA sobre o tema “Inovações dentro e fora da sala de aula: tendências e aprendizagens ativas”.

Foram discutidas as relações da pesquisa com a aprendizagem e a construção do conhecimento. O conferencista destacou em sua fala os desafios do processo de ensinar e aprender em meio a uma geração completamente inserida na tecnologia, com características psicossociais e comportamentais próprias.

Ele ainda abordou o papel do educador sob a ótica do ensino visto como um processo. O professor Carlos Estrela detalhou a relação entre a cibercultura e a sala de aula e as contribuições da neurociência no processo de ensino-aprendizagem contemporâneo.

O pesquisador finalizou a sua preleção exaltando a necessidade da humanização na Educação e sua indissociabilidade com o ensino superior. Enfatizou também importância desses elementos como verdadeiros propulsores para a formação de profissionais e cidadãos de qualidade.

Palestrante

Respeitado no meio acadêmico, o pesquisador e professor Dr. Carlos Estrela é egresso do curso de Odontologia da UniEVANGÉLICA e possui uma trajetória de destaque nacional e internacional. É autor de 11 livros didáticos em Odontologia, dos quais dois estão traduzidos para o espanhol e um para o inglês. Ainda escreveu mais de 300 artigos publicados em periódicos especializados.

Dr. Carlos Estrela é livre-docente pela Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto, doutor pela Universidade de São Paulo (USP), mestre pela  Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e professor titular da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG).

É pesquisador produtividade do CNPq, foi membro do Comitê Assessor de Odontologia do CNPq no período de 2013 a 2017 e integrou o Comitê de Avaliação Quadrienal de Odontologia da Capes entre 2013 e 2016.