05/12/2017

Conselho da UniEVANGÉLICA para discussão de políticas sobre drogas é empossado

08.12.2017

O Dia Nacional e Mundial do Alcoólico Recuperado é comemorado no dia 09 de dezembro em todo o mundo. Foi instituído em São Paulo, no dia 20 de novembro de 1980, através de decreto municipal. Hoje, o mundo todo comemora essa data. Nas redes sociais, chega a ser o assunto mais comentado do dia. Nesse dia, o termo “Alcoólico Recuperado” torna-se um dos primeiros dos termos em mecanismos de busca, fazendo com que haja uma mobilização mundial em favor ao combate do vício que, afinal, não passa de uma doença que precisa ser tratada.

E para celebrar esta data importante, o Conselho Consultivo do UniVIDA – Programa de Atenção a Dependência e Prevenção ao uso de Psicoativos do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA tomou posse nesta sexta-feira (8), na Biblioteca Central da instituição. Estiveram presentes o Reitor Carlos Hassel Mendes, o coordenador do UniATENDER, Professor Roberto Alves, o vereador Américo Ferreira, representantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, da Secretaria da Educação e da Secretaria da Saúde.

O Professor Roberto Alves contou parte de sua história de vida, em que o uso de álcool comprometeu sua vida familiar, profissional e social. Ele relatou também o seu resgate e reinserção na sociedade. Ele exaltou a iniciativa do Centro Universitário de Anápolis de criar um conselho para que este tema seja debatido dentro do âmbito universitário e junto à sociedade.

A Professora Andreia Moreira, uma das coordenadoras na instituição de pesquisas sobre álcool e drogas, ressaltou a importância desses estudos para o desenvolvimento de políticas públicas e ações que contribuam nos tratamentos e demais abordagens oferecidas.

O Reitor Carlos Hassel Mendes evidenciou que o uso de álcool e drogas é uma das preocupações da UniEVANGÉLICA, principalmente quando este problema atinge a comunidade acadêmica. Ele indicou que a criação do Conselho de Políticas Públicas Sobre Drogas pode transformar a instituição em referência local e regional sobre o tema e contribuir para amenizar o sofrimento de milhares de pessoas que sofrem com o alcoolismo.

Comemoração na UniEVANGÉLICA -  Pela primeira vez, a UniEVANGÉLICA, em parceria com o Conselho Municipal de Politicas Públicas sobre Drogas de  Anápolis, comemorou a data no dia 08 de dezembro. Houve posse do Conselho Consultivo do UniVIDA – Programa de Atenção a Dependência e Prevenção ao uso de Psicoativos, conselho formado por membros de todas as áreas do conhecimento do ensino superior e representantes da comunidade Anapolina.

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Anápolis participou da posse do Conselho do UniVIDA e logo após realizou reunião para avaliação do uso de drogas em Anápolis e balanço geral das atividades de prevenção, tratamento e repressão em Anápolis.

Além disso, o curso de Medicina fez uma apresentação dos resultados de uma pesquisa sobre o uso de drogas na UniEVANGÉLICA e em Anápolis. Houve exposição de livros e trabalhos científicos realizados por acadêmicos da UniEVANGÉLICA relacionados ao tema drogas.