28/11/2017

Acadêmicos de Odontologia participam de atividade em Pirenópolis

28.11.2017

O curso de Odontologia promoveu em Pirenópolis uma atividade para os acadêmicos que cursam a disciplina Projeto Interdisciplinar de Políticas Públicas de Saúde. O objetivo da iniciativa, realizada no início de novembro, foi observar as condições ambientais locais e seus impactos à saúde.

No Cine Pireneus, o grupo de professores e alunos foi recebido pelo Secretário Municipal da Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Alberto Pojo do Rego, e pelo Coordenador da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Agricultura, Luiz Evandro Triers Filho. A comunidade acadêmica conheceu um pouco sobre a cidade e suas características ambientais, culturais, políticas, artísticas e históricas que refletem na saúde da população.

Um dos objetivos desta atividade era apresentar aos alunos, na prática, a Política Nacional da Atenção Básica. Esta política prevê que o cirurgião-dentista deve ser capaz de observar as realidades locais e regionais e propor ações de melhoria das condições de saúde da população. E para a realização deste trabalho, eles foram guiados por funcionários do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e estiveram em diversos pontos do município.

Foram avaliadas in loco as condições ambientais e os acadêmicos tiveram a oportunidade de propor estratégias de proteção ao meio ambiente que geram como consequência a promoção da saúde da comunidade local. A visita foi ainda uma oportunidade de conhecer a diversidade, a memória cultural, a produção artística e o patrimônio cultural local. Toda esta experiência servirá de inspiração para as pesquisas, projetos de iniciação científica, desenvolvimento tecnológico, conhecimento artístico e cultural dos futuros odontólogos.

De acordo com a Direção do Curso de Odontologia, “esta atividade foi feita conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Odontologia, que preveem a vivência e reflexão dos acadêmicos, nos diversos cenários de práticas, principalmente relacionadas à saúde, possibilitando ao egresso profissional a compreensão da realidade social, cultural e econômica, dirigindo sua atuação para transformação da realidade em benefício da sociedade”.