27/11/2017

Call for papers: Revista Fronteiras seleciona artigos

27.11.2017

Autores interessados em publicar seus artigos na nova edição da Revista Fronteiras - Journal of Social, Technological and Environmental Science (v.6, n.2, maio - agosto 2017) poderão enviar seus textos até 30 de janeiro de 2018.

A revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA. Nesta nova edição, destaca-se o Dossiê “História, Ciência e Natureza”.

Última edição publicadahttp://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/index

Dossiê “História, Ciência e Natureza”

A relação entre História, Ciência e Natureza é profundamente dinâmica e interdisciplinar, permitindo aprofundar o conhecimento sobre os usos do planeta e da Natureza (Terra/ Oceanos/ Mares). Tomando como focus de análise estes eixos, pretende-se seguir uma perspectiva transnacional e comparativa da História das Ciências e das Técnicas.

Procura-se, assim, compreender a natureza como meio de modernização da atividade econômica, social, científica e cultural dos Estados e das Nações. Natureza esta perspectivada como agente de novas práticas e sociabilidades, representativas de novos ideários filosófico-sociais, nos quais a produção, circulação e apropriação do conhecimento e das técnicas são uma realidade, criando importantes relações que unem o mundo Mediterrânico ao mundo Ibero-Americano e a África.

Este call privilegia as seguintes áreas científicas: História Transnacional; História da Ciência e da Técnica; Internacionalização da Ciência e Internacionalismo Científico; Museus e Coleções Científicas; Espaços e Atores da Ciência; Diplomacia Científica e Cultural; História do Colonialismo; História das Ciências Naturais; História das Ciências da Saúde; História do Ambiente; História da Meteorologia; Mares e Oceanos.

Autores

- Ângela Salgueiro (Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Évora, Portugal)
- José Pedro Sousa Dias (Museu Nacional de História Natural e da Ciência – Museus da Universidade de Lisboa, Portugal)
- Maria de Fátima Nunes (Universidade de Évora, Portugal)