17/11/2017

Alunos de Engenharia Mecânica conhecem equipe BAJA do IFG

17.11.2017

Nesta terça-feira (14), a equipe Baja Guará 062, do curso de Engenharia Mecânica, visitou o time Baja Predadores, do Instituto Federal de Goiás, em Goiânia. O objetivo da visita foi aproximar as equipes dos cursos, que desenvolvem projetos de Baja, conforme as normas da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), uma subsede da SAE International (Society of Automotive Engineers).

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A intenção é reforçar o preparo dos acadêmicos para o mercado de trabalho. Ao participar do programa Baja SAE, o aluno atua em um caso real de desenvolvimento de veículo off road, na sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

Em fevereiro de 2018, ocorrerá a 24ª Competição Baja SAE Brasil no interior do Estado de São Paulo.  As equipes vencedoras são convidadas a participar da competição internacional, nos Estados Unidos.

O projeto de Extensão Baja Guará 062 se tornou referência no curso de Engenharia Mecânica, envolvendo diversas disciplinas. A iniciativa conta com uma equipe de discentes dedicada ao desenvolvimento do Projeto. A equipe tem o seu Capitão, Victor Martins da Luz, que atua como líder das equipes.

O grupo é dividido da seguinte maneira: Equipe de Projeto - Victor Batista; Equipe de Manufatura – José Mário Carvalho da Silva; Equipe de Recursos Humanos – Luan Fernandes; Equipe de Marketing e Comunicação - Alex Ferreira e Equipe Financeira, com Gabriel Honorato.

De acordo com o professor do Curso de Engenharia Mecânica José Mário, líder da manufatura do projeto, “conhecer outras equipes da Baja SAE em Goiás é muito importante para o fortalecimento do projeto no curso de Engenharia Mecânica, pois construir um veículo off road a partir de um projeto feito pelos próprios alunos é um desafio imenso. Queremos em 2018 participar de eventos da SAE Brasil e dos campeonatos regionais e nacional”.

O professor Pedro Henrique Borges Sales é líder de Projeto na equipe Baja Predadores. Ele destaca que “é muito importante a integração das equipes de Baja SAE no estado de Goiás, pois, por meio dessas visitas Dia de Baja, os discentes podem trocar experiências, conhecimentos e fortalecer os projetos no Estado de Goiás”.

O Capitão da equipe Predadores, do Instituto Federal de Goiás, Vini Marco Vasconcelo, reforça que “é um prazer receber os alunos do Projeto Baja Guará 062 da Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA em nossa instituição. Temos certeza de que essas parcerias e ações vão fortalecer ambos os projetos e vamos buscar realizar um evento de Bajas no Estado de Goiás”.

Os professores Ricardo Wobeto e Sérgio Mateus Brandão são coordenadores do Projeto na Engenharia Mecânica da UniEVANGÉLICA e estavam presentes na visita a Goiânia para o Dia de Baja realizado pelos alunos de ambas as instituições. O professor Sérgio Mateus reforça que “com o avançar do Projeto Baja Guará na Engenharia Mecânica, o curso começa a ganhar um foco e reconhecimento nacional de sua potencialidade e entra para o rol dos cursos nacionais que se filiam e participam de eventos da Baja SAE em âmbito nacional. Isso é muito importante para os nossos acadêmicos”.

Em parceria com a Equipe Baja Predadores, a equipe Baja Guará 062 irá participar da 24ª competição Baja SAE BRASIL, na FATEC de São José dos Campos – São Paulo, como convidada. A equipe ainda está sem o veículo off road, mas participará do evento para conhecer mais sobre o campeonato nacional da BAJA SAE Brasil.