08/11/2017

Palestra sobre Direitos Humanos foi realizada na UniEVANGÉLICA

14.11.2017

O Curso de Odontologia promoveu nesta segunda-feira (13) a palestra ‘Direitos Humanos: diálogos sobre os refugiados no mundo’, com as participações dos palestrantes Dr. Augusto César Rocha Ventura, Dr. Giulliano Caixeta Serpa e Dra. Mariane Morato Stival.

Durante o evento, foi traçado um panorama sobre as condições dos refugiados no mundo e apresentada a situação humanitária destas pessoas em países pobres ou com alta vulnerabilidade social, a partir da ótica dos Direitos Humanos. A necessidade de apoio internacional e de projetos para o desenvolvimento destas localidades foi exposta.

Diversas experiências da Coordenação Humanitária Internacional da UniEVANGÉLICA, coordenada pelo Pastor Rocindes José Corrêa, foram apresentadas aos participantes. Estudantes e professores expuseram relatos de trabalhos feitos em países com número expressivo de refugiados.

Os principais desafios para o setor incluem a necessidade de participação de mais voluntários, envio de mantimentos, parcerias internacionais, além do fortalecimento e ampliação das redes de apoio existentes.

Alguns pontos sobre o conceito de refugiados no Brasil e no mundo, a aplicação de Leis nacionais e internacionais no âmbito dos refugiados, a quantidade de refugiados no mundo e a lista dos países que mais recebem este grupo de pessoas estiveram em evidência nas discussões realizadas.

O impacto social e econômico nos países que os recebem e na vida dos refugiados também foi pontuado. O professor Giulliano expôs sua experiência no atendimento de refugiados da Síria e do Iraque no Líbano (veja aqui a notícia), por meio de ação promovida pela Coordenação de Projetos Humanitários Internacionais do Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI.

Conforme a avaliação da Direção do curso de Odontologia, "eventos desta natureza corroboram para o conhecimento do acadêmico e desenvolvem uma reflexão crítica e solidária perante os acontecimentos globais dramáticos. Estas experiências acadêmicas formam não só um profissional capaz de perceber as mazelas sociais, mas um cidadão capaz de interferir e melhorar a situação do país".

Durante a palestra foram apresentados painéis sobre Direitos Humanos e Refugiados, Direitos Humanos e Sistema Único de Saúde, Aspectos Culturais dos Tratamentos Indígenas para Saúde e Relações Étnico-Raciais e de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Estudantes e professores de diversos cursos participaram do evento. Também Prestigiaram a iniciativa, o Pró-Reitor Acadêmico, Professor Marcelo Mello Barbosa, a diretora do Curso de Odontologia, Professora Cristiane Bernardes, o Dr. Francisco Barbosa de Alencar, que é membro dirigente da Associação Educativa Evangélica, a assessora de gestão de corpo docente, Professora Odiones de Fátima Borba e a diretora da EAD, Professora Greice Helen de Melo Silva.