24/10/2017
Campus Anápolis

‘Direitos das pessoas com deficiência’ é tema de encontro

24.10.2017

O pró-reitor acadêmico, Prof. M.e Marcelo Mello Barbosa, juntamente com o coordenador do Curso de Direito, Professor Daniel Goncalves Mendes da Costa, e da coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Simei Lacerda, se reuniu com o presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB GO, Hebert Alves.

Marcelo Mello destacou que a UniEVANGÉLICA tem buscado “avançar nas questões da pessoa com deficiência” e citou diversos projetos e iniciativas para as pessoas com deficiência. A instituição já possui profissionais especialistas em Libras para atender a alunos e profissionais com deficiências de audição. Pisos tácteis, corredores cobertos, pesquisas em tecnologias assistivas e readequação de todos os ambientes acadêmicos.

O professor Daniel exaltou a iniciativa e ressaltou a importância da aproximação entre a UniEVANGÉLICA e a entidade representativa dos advogados. Ele apresentou projetos de pesquisa do curso de Direito que tratam de temas relativos às pessoas com deficiência.

Durante o encontro, o representante da OAB GO, Hebert Alves, apresentou os diversos projetos realizados pela entidade jurídica na promoção dos direitos das pessoas com deficiência. As principais iniciativas incluem a adaptação de vários seccionais no estado, com a colocação de pisos tácteis, locais acessíveis para o atendimento do advogado com deficiência e demais reestruturações nos prédios para dar maior mobilidade e acessibilidade.

Hebert Alves é tetraplégico. Em 2011, sofreu um acidente rodoviário em Barro Alto e, por isso, conhece de perto as dificuldades por que as pessoas com deficiência passam. Hoje, como representante da OAB, atua na fiscalização e defesa de cidadãos que lutam para que as estruturas do estado e da iniciativa privada estejam acessíveis para todos.

Para Hebert, no judiciário, em fóruns de diversas comarcas do Estado, as construções são pouco adequadas. Ele ressaltou que a divulgação dos direitos da pessoa com deficiência está entre os desafios de quem atua junto a esse público. O presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB GO cita que um de seus trabalhos é apresentar estas garantias à sociedade e ao público-alvo das ações, para “construir uma sociedade diferente da que temos hoje”.

Ele ainda destaca que existe a intenção da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado de se aproximar com as instituições de ensino, por meio da Escola Superior de Advocacia. Hebert apresentou uma cartilha da OAB para que as pessoas com deficiência possam conhecer seus direitos. Ao final do encontro, o representante da Ordem conheceu a Biblioteca, a Clínica de Odontologia e o Núcleo de Acessibilidade da UniEVANGÉLICA.

CARTILHA