22.05.2017
Os alunos participantes de mais uma edição do Projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante - Amazônia Educação, Saúde e Cidadania seguiram viagem nesta sexta-feira, rumo à Comunidade de São José do Arara, no estado do Amazonas. A viagem irá ocorrer até 26 de maio.
A iniciativa tem como objetivo levar aos ribeirinhos das comunidade atendimento social em diversas áreas. Estão previstas ações em Saúde, Educação, Qualificação, Políticas Públicas.
A proposta ainda tem um foco no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, por meio do incentivo à pesquisa científica e ao aprimoramento curricular por meio de atividades que coloquem os alunos em contato direto com a população.
"O Projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante beneficia a cada edição em torno de mil pessoas. Por meio desta iniciativa, os acadêmicos ultrapassam os limites da sala de aula e cumprem com êxito o ciclo ensino-pesquisa-extensão, tão importante para o desenvolvimento acadêmico e curricular. Para nós, professores e organizadores, é uma oportunidade de oferecer aos acadêmicos o contato direto com os desafios de uma comunidade fora da realidade urbana", destacou o Coordenador de Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, Professor Fábio Rodrigues.
O projeto
O projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante – Amazônia Educação, Saúde e Cidadania – edição 2017 tem por objetivo romper céus e rios com uma estrutura apropriada e capaz de atender de forma eficiente as propostas de melhoria nas comunidades ribeirinhas. Será desenvolvido no município de Caapiranga-AM - Comunidade de São José do Arara.
A UniEVANGÉLICA, com uma proposta acadêmica de ações de extensão nas áreas de saúde, educação, cidadania e de pesquisa, juntamente com a organização cristã missionária Asas de Socorro, que possui ampla experiência logística na Amazônia, somam esforços em busca da excelência na assistência integral às comunidades marcadas pelo isolamento e o sofrimento.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Caapiranga e com o apoio da Associação dos Líderes da Comunidade -ALC. Serão realizadas ações que em conjunto objetivam o diagnóstico situacional com levantamento de indicadores; elaboração de um plano de intervenção alinhado às políticas públicas e com o envolvimento da comunidade e dos poderes públicos; oportunizar serviços, atendimentos, encaminhamentos e capacitações.
As metas principais também envolvem atividades de saúde, desenvolvimento comunitário, educação, cidadania, esporte e lazer; fortalecimento do controle social, estimulando o empoderamento da comunidade; conscientização e capacitação dos membros das comunidades para a liderança e o desenvolvimento comunitário sustentável e o desenvolvimento de pesquisas científicas. O objetivo é atender em torno de 1000 pessoas.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024