05/05/2017

Mercado de trabalho e relações de gênero são temas de debate

05.05.2017

No dia 06 de abril, o curso de Administração da UniEVANGÉLICA realizou uma mesa-redonda com o tema “O mercado de trabalho e as relações de gênero”. A programação faz parte de uma série de atividades interdisciplinares realizadas pelo curso e buscou contemplar disciplinas como estudos socioantropológicos, gestão de pessoas, dentre outras. O evento foi coordenado pelo prof. Tiago Meireles e teve a participação das debatedoras, professora M.e Francislene Camarotto e a socióloga Aava Santiago.

Francislene Camarotto, professora do Centro Universitário, fez uma exposição na qual analisou dados relacionados ao mercado de trabalho no Brasil, identificando faixas salariais e acesso a postos de trabalho destinados a homens e mulheres. A palestrante demonstrou através desses dados uma situação de desigualdade significativa no acesso de mulheres a cargos mais altos nas hierarquias do mercado de trabalho, bem como o percebimento de remuneração inferior pelas mulheres quando estas desempenham exatamente as mesmas funções que os homens. A professora Francislene também abordou o grave problema do assédio sexual nos ambientes de trabalho.

A presidente do Conselho Estadual da Juventude de Goiás, Aava Santiago, analisou as desigualdades de gênero no mercado de trabalho a partir dos elementos da cultura que se manifestam no cotidiano. A socióloga defendeu que o tratamento igualitário para homens e mulheres pelo mercado será alcançado a partir de conquistas do cotidiano, como uma educação igualitária para meninos e meninas por parte das famílias ou o estabelecimento de relações interpessoais igualitárias na vida social. Aava também ressaltou a importância de que as mulheres sejam protagonistas no processo de luta pela igualdade de gênero e enfatizou o valor da solidariedade entre as mulheres no combate a situações concretas de violência.

Ao final das exposições, os presentes tiveram a oportunidade de contribuir com o debate através da vivência dos alunos com relação ao tema. Perguntas também foram dirigidas às componentes da mesa, encerrando uma atividade que foi avaliada como frutífera e que criou ótimas expectativas para os demais eventos que estão sendo programados pelo curso.