17/03/2017

Saúde da mulher é foco das ações do curso de Enfermagem

17.03.2017

Como forma de comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA promoveu uma série de ações voltadas para a promoção da saúde da população feminina do município  de Anápolis-GO:

No Dia Internacional da Mulher, alunos dos 5º e 9º períodos, juntamente com a equipe de Enfermagem do UniCUIDAR, em parceria  com  a  Loja Casas Pernambucanas, promoveram o evento Só Pra Mulheres.

A educação em saúde esteve no centro dessa atividade, com orientações sobre a prevenção do câncer de mama e útero.  Uma mesa demonstrativa sobre doenças sexualmente transmissíveis  foi adotada como estratégia  para  informações  importantes nessa área de saúde.

Durante a ação, foram realizadas 253 consultas de Enfermagem Clínica, incluindo aferição de pressão arterial e medição do Índice de Massa Corporal (IMC).

No dia 11 de março, acadêmicos de Enfermagem e a equipe do UniCUIDAR  participaram do evento  Bingo das Mulheres no Centro de Eventos e Artesanatos Juarez Pereira Serbeto da Vila Formosa, onde foram desenvolvidas as atividades: consulta de Enfermagem Clínica, com aferições de pressão arterial, medições do IMC e glicemia capilar, com  respectivas orientações  sobre saúde e prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Nesse evento, os acadêmicos de Enfermagem Wendel e Amanda ministraram uma palestra sobre prevenção do câncer de mama e útero.

A Escola Estadual Professor Elias Chadud e os cursos tecnológicos da UniEVANGÉLICA foram os locais de realização de ações para levantar os riscos de DCNT junto à comunidade, no dia 13 de março.

Acadêmicos do 9º período em Estágio Supervisionado de Investigação de Saúde, sob a orientação e acompanhamento das professoras Sandra Valéria Martins Pereira e Marcela Andrade Silvestre, desenvolveram uma ação voltada para o levantamento de riscos de DCNT. A ação contou com a aplicação de um questionário para identificação dos riscos de DCNT, elaborado pelas professoras e fundamentado  em parâmetros dos consensos mais atuais de hipertensão arterial e obesidade, bem como em  diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) para alimentação saudável. Foram realizados 200 atendimentos.

Durante o evento, os participantes tiveram avaliação de seus níveis pressóricos e risco de comorbidades, a partir do IMC, Circunferência Abdominal e Glicemia Pós-Prandial.

Os alunos fizeram análise de escores  e risco de cada participante e disponibilizaram os laudos  no UniCUIDAR. Todas as pessoas consideradas de risco foram orientadas individualmente e, se identificada  a necessidade de consulta médica, foram referenciadas para o Ambulatório Universitário Central do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA.

A professora Sandra Valéria, coordenadora do curso de Enfermagem, destacou: “O retorno  das ações foi  muito positivo, tanto na área social, como de saúde, proporcionando ainda um espaço de aprendizagem e trocas de experiências para discentes, docentes e  enfermeiras do curso. Essas ações contemplaram a tríade ensino, pesquisa e extensão. Com os dados obtidos, os alunos do 9º período devem  elaborar  artigos a serem publicados na 18ª Semana de Enfermagem da UniEVANGÉLICA e no III CIPEEX”.