11/02/2017

Ricardo Molina realiza palestra na UniEVANGÉLICA

13.02.2017

O perito Ricardo Molina de Figueiredo, autor do livro 'O Brasil na fita', esteve na UniEVANGÉLICA para falar com acadêmicos do curso de direito, durante uma Aula Magna, no Auditório Richard Edward Senn. Molina é mestre em fonética forense, perito em fonética forense do Brasil, professor da UNICAMP, tendo atuado em alguns casos de grande relevância no Brasil como assistente técnico em processos judiciais criminais e cíveis. O livro de sua autoria foi vendido ao final do evento, em momento de autógrafo.

O palestrante abordou erros em perícias realizadas, muitas vezes por erros técnicos e por omissão de dados importantes durante os processos periciais. Citou diversos casos em que houve "transcrição tosca e incompleta (sic)" das falas das personagens e apresentou aos presentes situações reais em que acusados de crimes foram falsamente condenados por equívocos do perito.

Alguns mecanismos que criminosos utilizam para não serem pegos em escutas telefônicas, como distorções na voz, efeitos sonoros e demais manipulações de converas por telefone foram citados por ele como elementos que são utilizados para dificultar investigações. Por fim, elencou uma série de fatos recentes em que a perícia teria feito toda a diferença nas investigações, como a morte de PC Farias, a morte de Eloá Pinheiro, assassinada em 2008 pelo seu namorado e demais casos.

Relevância

O aprimoramento dos estudos jurídicos requer, entre outros aspectos, o reconhecimento da importância da perícia como instrumento para garantir o regular andamento do processo e a consequente prolação de uma sentença judicial justa. O perito, profissional de extrema relevância, subsidia o profissional do Direito, ofertando-lhe um parecer técnico que ampara os sujeitos processuais.

A legislação processual penal reserva lugar especial ao tema – perícia – a fim de garantir que ela seja realizada por profissionais competentes, habilitados e preparados para tal. Assim, justifica-se a grandeza desse evento: compartilhar, de modo interdisciplinar, o conhecimento, buscando o contínuo aprimoramento.