19/12/2016

‘Saúde e Meio Ambiente’ foi tema da II Jornada de Ciências Biológicas

19.12.2016

Fruto do esforço da direção, professores e alunos, a II Jornada de Ciências Biológicas foi realizada no começo do mês de dezembro, com o tema Saúde e Meio Ambiente. Participaram da organização o Diretório Acadêmico Josana Peixoto e a Atlética Predadores.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Josana de Castro Peixoto, “o objetivo principal da Jornabio, que existe desde 2008, é elucidar a importância da atuação do profissional Biólogo na inter-relação entre saúde e meio ambiente, conforme estabelecido pelo Conselho Federal de Biologia”.

A programação nos três dias do evento contou com a participação de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Rio de Janeiro e IBAMA /GO.

Representando cada uma das instituições, estiveram presentes a Profa. Dra. Jalsi Tacon Arruda, bióloga e doutora em Ciências da Saúde (UFG); Prof. Dr. Ronaldo Leal Carneiro, biólogo e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e Prof. Dr. Léo Caetano do IBAMA, Goiás.

Josana de Castro Peixoto, diretora do curso de Ciências Biológicas, ressalta a importância do evento e o aprofundamento nas temáticas específicas sobre a formação do biólogo. “A integração dos alunos com pesquisadores de outras instituições fortalece o curso”, acrescentou.

Homenagem

Foi realizada na abertura da jornada, a pedido do Conselho Federal de Biologia, uma homenagem à bióloga norte-americana Lynn Margulis, conhecida por seus trabalhos sobre a origem e evolução das células e considerada uma autoridade em biologia evolutiva.

Lynn Margulis morreu aos 73 anos na sua casa em Amherst, no estado de Massachusetts - EUA. “Esta pesquisadora influenciou bastante a pesquisa no Brasil”, destaca a Profa. Josana.

A cientista ficou conhecida por sua teoria da simbiogênese, que desafia as teorias neodarwinistas com o argumento de que as variações herdadas não se devem a mutações ao acaso, mas à interação entre os organismos em longo prazo.

Margulis foi casada com o astrônomo Carl Sagan, falecido em 1996, um divulgador da ciência que ganhou fama mundial com seu programa de televisão "Cosmos". Lynn era mãe do poeta Dorion Sagan, que colaborou com ela em diversas publicações.