06/12/2016

Curso de Medicina é acreditado pelo Conselho Federal de Medicina

06.12.2016

Além do ensino de qualidade oferecido aos acadêmicos, o Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA também pode se orgulhar do reconhecimento de importantes organizações e da comunidade. Após ser avaliado positivamente, o curso foi acreditado, nesta semana, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), por meio do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). É a única instituição de Ensino Superior de Goiás a conquistar tal feito.

E nesta quarta-feira, 07, a UniEVANGÉLICA receberá o título de acreditação, em cerimônia no Conselho Federal de Medicina, às 10h. Lançado em 2015, o Saeme busca apoiar as instituições de ensino superior brasileiras que oferecem o curso de Medicina no aperfeiçoamento da oferta desta área do conhecimento. Dentro da proposta do sistema, são realizadas diversas avaliações para identificar necessidades de adequações das instituições e de mudanças nos cursos para melhorar o ensino ofertado aos futuros médicos brasileiros.

O Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA foi uma da 24 instituições escolhidas de todo o país que participaram desta primeira etapa de acreditação. A expectativa é que em três anos, a partir do lançamento, o sistema esteja plenamente implantado nas Escolas de Medicina brasileiras.

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme) foi criado na Comissão Independente de Avaliação de Escolas Médicas da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM). De acordo com informações do próprio Conselho Federal de Medicina, “a acreditação é o reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição, baseado em avaliação padronizada por um organismo independente, comprovando que o curso atende a requisitos previamente definidos e que tem competência para realizar seu papel de modo eficaz e seguro”.

Quesitos como contexto e política institucional, projeto pedagógico, programa educacional, corpo docente e discente e infraestrutura foram levados em consideração na avaliação do Curso de Medicina da UniEVANGÉLICA. As etapas do processo incluíram o preenchimento on-line de um questionário, a análise dos dados informados pelas instituições de ensino e visitas aos Cursos de Medicina avaliados.