01/11/2016

UniEVANGÉLICA implanta Comissão de Ética no Uso de Animais

01.11.2016

Foi realizado nos dias 13 e 14 de outubro, o curso de capacitação da Comissão de Ética no Uso de Animais em pesquisas e ensino – CEUA. A Comissão do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA foi capacitada por professores que compõem a Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Federal de Goiás – UFG, além de membros da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório - SBCAL.

A implantação das Comissões de Ética no Uso de Animais em instituições de ensino e pesquisa é prevista na Lei nº 11.794, de 8/10/2008 (CONCEA/MCTI), tendo a responsabilidade de acompanhar a execução dos protocolos que fazem uso de animais em pesquisas e atividades práticas, com o objetivo de reduzir, refinar ou substituir esse uso, pautados na ética e no bem-estar animal.

A CEUA/UniEVANGÉLICA foi constituída pela Resolução CAS nº 8, de 18 de dezembro de 2015 e o termo de posse dos membros da comissão se deu segundo a Portaria nº 44, de 16 de agosto de 2016. A partir desta Portaria, todas as atividades de pesquisa e aulas práticas que fazem uso de animais só poderão ser realizadas após submissão e aprovação de protocolo junto à CEUA.

A Comissão de Ética no Uso de Animais da UniEVANGÉLICA é composta pelos seguintes membros:

• Curso de Agronomia - Cláudia Fabiana Alves Rezende - Titular
  • Curso de Agronomia - João Darós Malaquias Júnior - Suplente