28/10/2016

Alunos do Couto Bilíngue vivem uma semana de atividades dinâmicas

28.10.2016

Alunos do Programa Integral Bilíngue do Colégio Couto Magalhães participaram desde segunda-feira (24/10) do workshop ‘A importância do lúdico na aquisição da segunda língua’. Durante toda a semana os cerca de 120 alunos do programa tiveram aulas especiais, com atividades lúdicas e dinâmicas, focadas na internalização da segunda língua de maneira leve, intuitiva e interessante.

Os responsáveis pela atividade foram os professores do Centro de Línguas da UniEVANGÉLICA, que preparam as atividades em formato de rotações, para que os alunos vivenciassem o inglês através de diversas formas de jogos e brincadeiras. O coordenador do Couto Bilíngue, Igor Gomides, destaca a importância dessa semana para os alunos e professores: “O uso do lúdico é algo que a gente já trabalha com os professores regulares, mas com toda essa carga nova de vivências e culturas que os outros professores trazem para sala da aula, é uma experiência única”, diz.

Os alunos também ficaram muito empolgados com o workshop. A aluna Yasmin Neves Fernandes, do 2º ano gostou bastante das atividades. “A teacher está ajudando a gente, é diferente do que a gente costuma fazer. A gente faz jogos, brincadeiras, assiste filmes e programas e isso ajuda no inglês”, disse a aluna. Murilo Yasuda Campos, do 7º ano disse que achou a semana interessante. “As atividades são diferentes, a gente está se divertindo e está envolvido com o inglês. É bem mais fácil aprender inglês desse jeito”, ressaltou Murilo.

Os professores envolvidos ressaltaram a importância dessa experiência para os alunos. Andrea Herterich fala que durante essa semana os alunos aprendem sem perceber que estão aprendendo. “É uma situação nova, os meninos são muito espertos, logo se adaptaram”, diz. A professora Gracielly Teixeira, professora relugar do programa Couto Bilíngue, falou esse tipo de programação tira o aluno da zona de conforto. “O aluno se sente desafiado a continuar nesse ambiente bilíngue e ver até onde ele consegue comunicar com o próprio professor”, comentou a professora.

SEMANA INTERNACIONAL

O workshop ‘A importância do lúdico na aquisição da segunda língua’ faz parte da programação da Segunda Semana Internacional de Educação, promovida pelo Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI. A professora Marisa Espíndola, Coordenadora Acadêmica Internacional explicou que trazer a programação da Semana Internacional também para dos jovens alunos do Couto Bilíngue faz parte de uma estratégia para criar um novo ambiente dentro de uma proposta internacional. “Nós estamos trabalhando intensamente na questão da aquisição da segunda língua para a gente caminhe nesse processo de internacionalização e ao usar o lúdico como instrumento, o aluno aprende ser perceber que está aprendendo”, salientou a professora.