28/09/2016

Curso de Ciências Biológicas recebe visitas na Trilha Ecológica do Tucano

28.09.2016

No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a Trilha Ecológica do Tucano recebeu integrantes da Universidade da Terceira Idade – UniATI. Eles foram acompanhados pela professora de Educação Ambiental e integrante do Núcleo de Educação Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA, Maria Gomide.

O Supervisor de Atividades da Trilha Ecológica do Tucano, Professor M.e Ricardo Elias do Vale, desenvolveu atividades voltadas à interpretação da trilha e sensibilização no ambiente natural. Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas também acompanharam a visita.

Espaço - A Trilha Ecológica do Tucano, localizada na Área Experimental do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, possui 40 hectares de mata nativa de Cerrado e nascentes de rio.

Desde 2008, já foram realizadas no local, atividades de Educação Ambiental envolvendo alunos do curso de Ciências Biológicas e estudantes de escolas municipais, estaduais e da rede privada.

A Trilha Ecológica do Tucano é utilizada para pesquisas voltadas aos inventários e identificações de espécies de aves, pequenos mamíferos, descrição de fungos e identificação das espécies de plantas. Já foram e estão sendo desenvolvidos trabalhos de conclusão de curso com coleta de dados sobre a biodiversidade local.

Durante os meses de agosto e setembro, a Trilha recebeu, em média, 200 visitantes, dentre eles, o Corpo de Bombeiros da cidade de Anápolis, alunos do Colégio Couto Magalhães, alunos do Centro de Línguas para uma interpretação bilíngue da Trilha, alunos do Colégio Estadual Helena Nasser, gestores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Anápolis, dentre outros colégios e escolas municipais.

“Este espaço é utilizado para atividades voltadas às ações de Educação Ambiental e à trilha interpretativa, atendendo aos cursos de graduação e pós-graduação da instituição e de outras instituições de ensino, empresas e demais interessados”, explica a Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA, Professora Dra. Josana Peixoto.

Quem quiser participar, basta agendar horário pelos telefones: 3310-6834 / 3310-6003 ou na secretaria do curso de Ciências Biológicas, no Bloco I.