29/06/2016

Revista Fronteiras: Chamada de Artigos para o dossiê Uso e Conservação da Biodiversidade

29.06.2016

Está aberta a chamada de artigos para o dossiê Uso e Conservação da Biodiversidade da Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science (v.5 n.3 2016). A revista é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

Para compor o dossiê Uso e Conservação da Biodiversidade, os artigos dos interessados serão recebidos até o dia 26 de setembro. Para conhecer as diretrizes e normas de publicação na Revista Fronteiras, acesse o link http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras/about/submissions#onlineSubmissions.

Autores que desejem publicar textos de outras áreas do conhecimento também são convidados a enviarem suas publicações, que poderão compor a seção de artigos regulares da revista, que podem ser enviados ao longo de todo o ano.

Estes textos enviados que não se enquadram no tema do dossiê não tem data limite para envio e são encaminhados para editoração e, caso selecionados, poderão ser publicados em edições posteriores da Revista Fronteiras.

O tema

A biodiversidade, ou diversidade biológica, é definida pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte. Ela abrange a diversidade entre as espécies, dentro das espécies, e de ecossistemas. A biodiversidade pode ser encarada em seu aspecto selvagem e também como biodiversidade domesticada, agrobiodiversidade.

Ambas apresentam uma gama praticamente inesgotável de combinações organizadas em teias de alta complexidade, relações que refletem a diversidade na natureza e nas interações entre humanos e natureza, diversidade etnocultural. A teia da biodiversidade encontra-se ameaçada, em todos os seus níveis, e como sem ela não há vida nem processos ecológicos, o grande desafio é saber como equacionar o uso e a conservação da biodiversidade que ainda resta. O presente dossiê está aberto a artigos que discutam esta temática do Uso e da Conservação da Biodiversidade.

Editores do dossiê

Rubens Onofre Nodari (Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Recursos Genéticos Vegetais da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 1C)

Eunice Sueli Nodari (Professora Associado IV Programa de Pós-Graduação em História e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nivel 2)

Revista Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science