31/05/2016

FARMÁCIA avalia X Simpósio em Estudos Farmacêuticos e comemoração dos 10 anos da criação do curso

31.05.2016

Integrando as atividades do X SIMPÓSIO EM ESTUDOS FARMACÊUTICOS, professores e alunos comemoraram os 10 anos de funcionamento do curso de Farmácia do Centro Universitário de Anápolis. O evento é importante por inteirar a sociedade do significado da profissão farmacêutica e do curso de Farmácia da UniEVANGÉLICA.

Para tanto, foram realizadas palestras a alunos de ensino médio das cidades de Anápolis, Silvânia, Corumbá, Pirenópolis, Abadiânia, Vianópolis, focando no papel do farmacêutico na comunidade. Foram realizadas, ainda, orientação sobre o “Uso Racional de Medicamentos”, aferição de pressão arterial, testes rápidos para determinação do níveis de glicemia, tipagem sanguínea em pessoas das seguintes localidades: Praça Dom Emanuel, Praça Americano do Brasil, Parque Ipiranga e Ana Shopping no período de 16 a 21 de maio.

O resultado foi surpreendente, houve aproximadamente 1200 atendimentos, em praças públicas e Shopping, ação que contribuiu para o encaminhamento de algumas pessoas a atendimento em unidades de saúde, tendo em vista os níveis de glicemia e pressão arterial. Conforme relato, um paciente atendido apresentou glicemia superior a 600mg/dL e pressão arterial de 90/60mmHg. Imediatamente, a professora responsável solicitou auxilio do SAMU e após contato com o paciente inteirou-se de que o mesmo havia recebido atendimento adequado e regularização do quadro glicêmico.

Idosos e outros segmentos da população mostraram-se muito interessados, com a oportunidade de sanar dúvidas sobre interações medicamentosas e outros problemas relacionados ao uso irracional de medicamentos. Destaca-se o excelente desempenho dos estudantes do curso de Farmácia, tanto no emprego de testes laboratoriais, como na orientação adequada sobre o uso de medicamentos.

O alto nível da programação motivou a participação de docentes, estudantes, técnico-administrativo da UniEVANGÉLICA e de outras IES da região nas conferências, palestras e mesas-redondas, bem como na apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos no âmbito do curso.

(Texto redigido pela Diretora do Curso de Farmácia, Profª Dra. Dulcinea Barbosa Campos)