20/05/2016

Professor Sandro Dutra será palestrante na Universidade da Califórnia

20.05.2016

O Coordenador do Mestrado no Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Prof. Dr. Sandro Dutra e Silva, foi convidado para proferir uma palestra na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), com o tema 'Colonização e desmatamentono no centro-oeste do Brasil: O Mato Grosso de Goiás, 1940-1960'.

O evento será realizado no dia 25 de maio, às 14 horas (horário local). O professor está em processo de finalização do seu pós-doutorado na instituição e terá a oportunidade de abordar um assunto que é de relevância nos estudos da história ambiental e que adquire importância no meio acadêmico internacional.

O estudo da história ambiental de florestas tropicais é tema corrente. E conforme divulgado no website da UCLA, “esta apresentação (do Prof. Sandro) contribui com esta tradição historiográfica, tendo como foco uma área de floresta tropical icônica na literatura, conhecida como Mato Grosso de Goiás, localizada no centro-oeste”.

Ainda é exposto que “o trabalho usa uma série de fontes históricas nas descrições ambientais físicas (Fitogeografia) e estudos geográficos vinculados à imigração, colonização e desmatamento”.

“O estudo faz uma ponte entre as histórias sociais e ambientais e a geografia história, escrutinando processos de povoamento, desenvolvimento da agricultura e o fenômeno do desmatamento”, continua o texto.

Os estudos do Prof. Sandro Dutra são baseados em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pesquisas de campo e artigos escritos pelos geógrafos Leo Waibel, Speridião Faissol e Preston James. Todas estas três autoridades no assunto são, de alguma forma, ligadas à Geografia acadêmica dos Estados Unidos da América.