31/03/2016

I Semana da Manutenção de Aeronaves e VII Semana da Engenharia Mecânica

31.03.2016

Foi realizada na última semana, de 6 a 9 de abril, a I Semana da Manutenção de Aeronaves e VII Semana da Engenharia Mecânica, eventos que mobilizaram acadêmicos e professores, com as presenças de palestrantes de renome e representantes de diversas empresas.

Três palestras foram proferidas no primeiro dia do evento. Wilson de Oliveira falou sobre o tema: 'Mercado de Trabalho na Indústria Goiana e a importância da qualificação de profissionais para a Indústria de Goiás'. Wilson de Oliveira é Presidente da FIEG Regional Anápolis e do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica e 1º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás.

Prof. Dr. Aldo Muro abordou o tema 'Qualificação e mercado de trabalho'. Doutor em Ciências Ambientais, o palestrante é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás - IFG, lotado na Coordenação de Meio Ambiente. Atua na área de Direito Ambiental, Direito Internacional, Direito do Trabalho e Meio Ambiente do Trabalho. Coordena pesquisas na área de Meio Ambiente, com ênfase na área de Política e Legislação Ambiental, Meio Ambiente do Trabalho e Resíduos Sólidos.

O engenheiro Emerson José Porfírio palestrou sobre 'Engenharia de sistemas aviônicos'. Emerson é militar da Força Aérea Brasileira - FAB (inspetor explosivista, guerra eletrônica e segurança operacional); e engenheiro de software (UFG).

Na quinta-feira, uma série de minicursos, palestras, workshops e exposições foi realizada. Destaque para o Minicurso com o HYUNDAI IX 35, realizado no Centro Tecnológico da instituição, ministrado pelo Prof. M.e. Fábio Gomes, com o tema 'Diagnóstico e estratégias de funcionamento de sistemas de injeção eletrônica de combustível'.

Vários temas atuais foram abordados durante as palestras, minicursos, workshops e exposições realizados nos outros dias do evento. Na sexta-feira, assuntos como introdução à Robótica e os processos de montagem automotiva estiveram em evidência.

No sábado, destaque para atividade prática sobre Metalografia; e para a palestra 'Processo de Fabricação das Aeronaves Tuiuiú e Acrobata: técnica, materiais e teoria de voo'.

Ao longo do evento, houve ainda uma participação do Núcleo de Assuntos Internacionais do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, com sessões de orientação sobre o aprendizado do segundo idioma e as ações de internacionalização da instituição.