09/03/2016

Começa o Projeto Conhecendo o Congresso Nacional 2016

09.03.2016

Na última quinta-feira, 10 de março, começou o Projeto Conhecendo o Congresso Nacional – Edição 2016, uma iniciativa do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e o gabinete do deputado federal Rubens Otoni.

Nesta primeira viagem a Brasília, 45 alunos dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra no Ministério da Educação e fazer uma visita guiada pela capital federal, conhecendo espaços de decisão política do país e pontos turísticos. Os acadêmicos visitaram o Memorial JK e a Biblioteca Nacional.

Projeto Conhecendo o Congresso Nacional

O processo ensino–aprendizagem deve ir além da sala de aula, como forma de possibilitar ao aluno novos meios de aprender e vivenciar outras práticas não próprias da sua formação específica, cabendo assim, ao educando vislumbrar outros setores e outras práticas.

Assim, a UniEVANGÉLICA, preocupada com a formação global dos seus acadêmicos, estará promovendo as condições necessárias para que eles possam aprender em novos ambientes, e trazer para a sala de aula novas informações, objetivando a discussão e a reflexão de temas importantes relativos à vida política brasileira.

Para tanto, será oferecida em parceria com o Gabinete do Deputado Federal Rubens Otoni aos alunos dos diversos cursos de graduação e Superiores de Tecnologia, a possibilidade de conhecerem de perto, por meio de visitas, o Congresso Nacional, Ministérios, Secretarias, Órgãos, Conselhos Profissionais, Entidades de Classe e demais instituições que tenham relação direta com os cursos e com o perfil profissional dos acadêmicos.

Durante a visita de um dia (8 horas), docentes e acadêmicos conhecerão de perto a estrutura do Poder Legislativo. Os alunos poderão ainda participar de palestras, conferências e seminários sobre as atividades das duas Casas Legislativas, o trabalho nas Comissões Técnicas e no Plenário da Câmara e do Senado, além de uma visita extra em órgãos do Governo Federal relacionados ao curso, ou mesmo visitas a pontos turísticos de Brasília.

Os participantes da visita receberão um certificado pela Coordenadoria de Extensão de 8 horas.

Como participar

Para participar do Projeto, o universitário interessado deverá procurar o responsável no curso pelo Projeto (Diretor, coordenador ou professor) e apresentar seu nome para a visita, que tomará as providências para inscrição.

Estrutura organizacional

O transporte dos acadêmicos de Ceres, Goianésia, Jaraguá, Rubiataba, para saída de Anápolis deverá ser agilizado pelas referidas faculdades.

Objetivos:

• Possibilitar a participação de alunos do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA – Campus Anápolis e Ceres, Faculdade Raízes , Faculdade Evangélica de Goianésia e FACER (unidade Ceres, Jaraguá e Rubiataba) em projetos extracurriculares, em diferentes setores da sociedade;
  • Promover o conhecimento do Congresso Nacional.
  • Possibilitar visita a locais históricos e turísticos da Capital Federal/ Ministério/ Secretaria/Órgão/Conselho Profissional/Entidade de Classe – que tenha relação direta com os cursos e com o perfil profissional dos acadêmicos.

Cronograma de viagens - Projeto Conhecendo o Congresso Nacional