03/03/2016
Campus Anápolis

UniEVANGÉLICA cria projeto para estimular a consciência ambiental

03.03.2016

O Projeto intitulado ‘Um Dia Como Agente Ambiental’ visa criar ações que promovam a sustentabilidade e consciência ambiental. O lançamento do projeto foi realizado no dia 15 de fevereiro, no Auditório Richard Senn do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e contou com a presença de lideranças municipais e diretores da Associação Educativa Evangélica – AEE.

A ideia é criar agentes ambientais, que têm a função de ser um multiplicador de consciência ambiental, através de atividades, promover exibições de filmes e documentários com discussões - Cine Ambiental; formar grupos de debates sobre educação ambiental e saúde; reconhecer o sistema de acondicionamento e descarte de resíduos sólidos na instituição; propor visitas na Trilha Ecológica do Tucano; orientar o descarte correto de resíduos, como papéis, embalagens e copos descartáveis e também controlar o desperdício de materiais, como energia e água. “Primeiro, pensamos em fazer isso na comunidade acadêmica e atendendo a sugestão da administração foi estendida para toda instituição”, explica uma das coordenadoras do projeto, a Enfermeira Coordenadora da Biossegurança Interna Ione Augusto da Silva Sales.

Hoje, toda a Associação Educativa Evangélica – AEE está envolvida no projeto, que foi idealizado pelo Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde – PGRSS em parceria com o Programa de Pós Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA e com os cursos de Ciências Biológicas e Agronomia. Durante três dias, um arrastão formado por agentes de vários setores passaram nas salas dando explicações sobre a importância de economizar energia, água e fazer o descarte adequado. Eles também distribuíram adesivos com o título ‘Eu sou Consciente’ que foram colados em toda instituição.

Durante o lançamento do projeto foi lançado um desafio: cada setor terá que promover uma ação e demostrar essa ação no encerramento do projeto, que acontece em junho. “Durante o encerramento, vai ter exposição de produtos feitos com material reciclado também. E a melhor ação e melhor produto vão ser premiados”, diz Ione.

Os organizadores do projeto também estão desenvolvendo uma cartilha que explica melhor o papel do Agente Ambiental. O material será distribuído em todos os setores da AEE. “O nosso objetivo é mudar o paradigma. Porque precisamos ter consciência de preservar os recursos naturais que usamos em todos os lugares, não só na nossa casa”, explica.

Quem tem dúvidas, críticas ou sugestões sobre o tema podem entrar em contato com os organizadores através do email: agenteambiental.@unievangelica.edu.br