25/01/2016

XXX Seminário de Atualização de Práticas Docentes

25.01.2016

O Seminário de Atualização de Práticas Docentes, realizado pelo Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA está em sua 30ª edição. O evento é realizado com o objetivo de oferecer aos professores e coordenadores de cursos a oportunidade de uma reciclagem e atualização. “Queremos proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências entre o nosso corpo docente”, explicou a Profª Odiones de Borba, durante abertura do Seminário.

A abertura oficial contou com a participação do Reitor da UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes, do Pró-Reitor Acadêmico, Profº Marcelo Melo, do Capelão da Associação Educativa Evangélica – AEE, Pr. Heliel Gomes, de professores, coordenadores e dos palestrantes: Profª Aélia Cavalcante, Diretora do Colégio Couto Magalhães, Profª Libna Lemos Ignácio, Coordenadora do Curso de Pedagogia e do Profº do Curso de Direito, Pr. Jesus Aparecido.

O Pró-Reitor Acadêmico da UniEVANGÉLICA, Prof. Marcelo Melo, ressaltou a importância do Seminário. “Esse é o momento ideal para discutirmos e refletirmos o nosso papel de docente. Temos que fazer valer a nossa vivência pedagógica”, disse.

“O mundo educacional, do ponto de vista da educação do nosso país, o que acontece lá fora, interfere diretamente na vida do acadêmico. E nós temos que estar atentos aos conflitos que surgem. Então, nós do corpo docente, não temos que trabalhar apenas o conteúdo, mas todo o contexto deve ser avaliado”, completou o Reitor da UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes.

Em uma palestra leve e atrativa, a Diretora do Colégio Couto Magalhães, Profª Aélia Cavalcante falou sobre a nova geração de alunos. “Temos alunos irreverentes em sala de aula e as relações são mais horizontais que verticais. Eles não vêm mais a figura do professor como mestre, mas sim como amigo. Mas ao mesmo tempo, eles buscam um professor que domina o conteúdo e é firme em suas posições”, disse.

A Profª Libna Lemos também falou sobre o aluno em sala de aula e encerrou relembrando os professores dos quatro pilares básicos da educação: Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos.

O Prof. do curso de Direito, Pr. Jesus Aparecido, falou sobre os desafios da profissão. “É muito desafiador encarar uma sala de aula, com alunos da geração Y. E eu acho que o grande desafio hoje é terminar bem essa profissão. E pra terminar bem é preciso ter vocação. Fazer com o coração”, conclui.