07/01/2016

Bolsas de Estudos do Governo Japonês

07.01.2015

A Coordenação Acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI vem divulgar as Bolsas de Estudo do Governo Japonês. O Governo Japonês, através de seu Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia (MEXT), oferece, anualmente, cinco tipos de bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas.

Próxima seleção:

• Pesquisa (Pós-graduação): Maio /2016.
  • Graduação, Escola Técnica e Curso Profissionalizante: Junho/2016.
  • Treinamento de Professores: Fevereiro e Março/2016.

1)      Pesquisa (Pós-graduação):

Bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses da bolsa.

• Partida em Abril: 2 anos (Abril de 2017 à Março de 2019);
  • Partida em Outubro: 1 ano e 6 meses (Outubro de 2017 à Março de 2019).

b)      Requisitos:

• Nacionalidade brasileira;
  • Nível superior completo ou apto a se formar até junho de 2017;
  • Idade até 34 anos em 1º de Abril de 2017 (nascidos após 02/Abril/1982);
  • Conhecimento avançado da língua inglesa ou japonesa (necessário para apresentações acadêmicas e redação de trabalhos e relatórios);
  • Disposição para aprender a língua japonesa e assistir aulas nesse idioma.

c)       Benefícios:

• Bolsa no valor de 143.000 Ienes mensais (aproximadamente R$ 4.925,00 para estudantes de pesquisa, em Jan/2016); 144.000 Ienes mensais (para estudantes de mestrado); 145.000 Ienes mensais (para estudantes de doutorado). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 Ienes. (Valores sujeitos à alteração);
  • Passagem de Ida e Volta;
  • Isenção de Taxas Acadêmicas.

2)      Graduação:

Bolsa para cursar a graduação em uma universidade japonesa, com duração de 5 anos. Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

• 5 anos (Abril de 2017 à Março de 2022);
  • Para Odontologia, Veterinária e Medicina, até Março de 2024: 7 anos.

3)      Escola Técnica:

Bolsa para cursar escola técnica no Japão, com duração de 4 anos. Inclui curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas, durante o primeiro ano.

a)      Duração:

• 4 anos (Abril de2017 à Março de 2021).

1) Engenharia de Materiais

2) Engenharia Mecânica

3) Engenharia da Informação, da Comunicação e Network

4) Engenharia Elétrica e Eletrônica

5) Engenharia Marítima

6) Arquitetura e Engenharia Civil

Outras áreas (Consulte o regulamento completo no site http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html ).

4)      Curso Profissionalizante:

Bolsa para realizar cursos profissionalizantes no Japão, com duração de 3 anos. Consiste no curso preparatório de língua japonesa e outras disciplinas durante o primeiro ano, e no curso profissionalizante nos 2 anos seguintes.

a)      Duração:

• 3 anos (Abril de 2017 à Março de 2020).

1) Engenharia Civil

2) Arquitetura

3) Engenharia Elétrica

4) Eletrônica

5) Telecomunicação

6) Nutrição

7) Educação Infantil

8) Secretariado

9) Administração Hoteleira

10)Turismo

11)Moda

12)Design

13)Fotografia

Itens comuns às bolsas de Graduação, Escola Técnica e Cursos Profissionalizantes:

a)      Requisitos:

• Nacionalidade brasileira;
  • Ensino Médio Completo até Dezembro de 2015;
  • Idade de 17 a 21 anos em 1/Abril/2017 (nascidos entre 2/Abril/1995 e 1/Abril/2000);
  • Bom domínio da Língua Inglesa ou Japonesa;
  • Disposição para aprender a Língua Japonesa e assistir aulas neste idioma;
  • Recomendável conhecimento básico da língua japonesa.

b)      Benefícios:

• Bolsa no valor de 117.000 Ienes (Aproximadamente R$ 4.030,00 em Jan/2016) por mês. Dependendo da Região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 Ienes. Valores sujeitos à alteração;
  • Isenção de Taxas Acadêmicas;

5)      Treinamento de Professores:

Bolsa oferecida a professores, orientadores pedagógicos, assistentes educacionais, diretores, etc. do Ensino Fundamental e/ou Médio, com o objetivo de realizar pesquisas em universidades japonesas, nas áreas relacionadas à educação, e aplica-los em suas escolas no Brasil.

a)      Duração:

• Outubro de 2016 à Março de 2018.

b)      Requisitos:

• Nacionalidade brasileira
  • Ter pelo menos 5 anos de experiência como professor do Ensino Fundamental ou Médio ou como Orientador Pedagógico, Assistente Educacional ou Diretor de Escola, na área pública ou privada;
  • Ter Inglês Avançado (necessário para a orientação acadêmica e a redação de trabalhos e relatórios);
  • Ser graduado por uma universidade ou escola de formação de professores (magistério);
  • Idade: nascidos em ou após 2 Abril de 1982;
  • Gozar de boa saúde física e mental;
  • Ter disposição para estudar a língua japonesa e frequentar aulas nesse idioma.

c)       Benefícios:

• Bolsa no valor de 143.000 Ienes mensais (aproximadamente R$ 4.925,00 para estudantes de pesquisa, em Jan/2016). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 Ienes. Valores sujeitos à alteração.
  • Isenção de taxas escolares;
  • Obs.: Valor da bolsa sujeito à alteração.

d)      Inscrição:

• Previsão para Fevereiro e Março de 2016.

Leia o regulamento completo, contendo documentos necessários para inscrição no site: http://www.br.emb-japan.go.jp/itpr_pt/bolsas_programas.html

Orientação de Bolsas da Embaixada do Japão: disponível durante o período de inscrição para tirar dúvidas sobre o processo de seleção. Favor agendar horário através do telefone (61) 3442-4200.

Mais informações:

• Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI da UniEVANGÉLICA pelos fones: (62) 3310-6824 ou 3310-6818.
  • Embaixada do Japão

Departamento Cultural