09/12/2015

UniEVANGÉLICA recebe alunos da Universidade do Porto

09.12.2015

Três alunos de Medicina da Universidade do Porto – UPORTO, passam por um período de mobilidade no curso de Medicina da UniEVANGÉLICA. A mobilidade só acontece devido a um acordo de cooperação internacional estabelecido entre a UniEVANGÉLICA  e a UPORTO.

O acordo tem como objetivo fundamental estabelecer uma cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas Universidades. A Coordenação Acadêmica Internacional do Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI é o departamento responsável para receber e orientar esses alunos.

Filipa David Carvalho, Nuno Silva Queiroz e Pedro Nuno Ribeiro chegaram ao Brasil no dia 25 de julho e foram recebidos pela Coordenação Acadêmica Internacional, que passou a eles todas as orientações sobre a UniEVANGÉLICA.

A experiência no Brasil rendeu até uma carta depoimento. Confira:

“Chegados a Anápolis, encontramos uma realidade diferente da do Porto. Deparamo-nos com uma cidade tranquila e pouco movimentada, perspetiva essa rapidamente retificada. De fato, Anápolis, por ser uma cidade universitária, o início das aulas transforma-a num lugar com vida e ambiente jovem.

Ao estarmos instalados no Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI, onde fomos provisoriamente acolhidos, tivemos oportunidade de contactar de perto com diferentes culturas, experiência essa indispensável para quem faz intercâmbios. A adaptação à vida de Anápolis foi relativamente fácil, até porque a barreira linguística não constitui um problema. Por outro lado, houve uma curva de aprendizagem no que respeita os horários das aulas, bem como a exigente carga horária.

O contacto com os hospitais permitiu-nos ter acesso a uma realidade diferente da portuguesa, uma vez que, ao contrário do que se verifica em Portugal, onde faltam médicos, aqui faltam meios. Os rodízios da qual fizemos parte deram-nos oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em quatro anos de curso na nossa faculdade e ainda adquirir novos.

Como não podia deixar de ser, nos tempos livres procurávamos viajar um pouco, tendo, inclusivamente, a possibilidade de visitar Caldas Novas e Pirenópolis

Em suma, esta está a ser uma experiência interessante e enriquecedora, a qual certamente não esqueceremos”. Carta escrita por Filipa, Nuno e Pedro.