07/12/2015

Alunos angolanos na UniEVANGÉLICA

07.12.2015

Um Acordo de Cooperação Acadêmica estabelecido entre a UniEVANGÉLICA e Aliança Evangélica de Angola – AEA em 2015 garantiu a vinda de estudantes de Angola para estudarem na UniEVANGÉLICA. Para que os acadêmicos preenchessem as vagas nos cursos, dois Vestibulares Internacionais foram realizados.

Nestes processos seletivos, sete alunos foram selecionados, para os cursos de Administração, Engenharia de Computação, Fisioterapia, Ciências Contábeis e Psicologia. Os estudantes chegaram ao Brasil em agosto deste ano e permanecerão na Instituição até concluírem seus cursos.

A Coordenação Acadêmica Internacional é o departamento responsável pelo acompanhamento, orientação e serviços de acomodação com o intuito de assegurar que as experiências destes alunos internacionais sejam bem sucedidas.

Alguns acadêmicos falaram sobre a experiência na UniEVANGÉLICA:

Arminda Domingas Jùlio Sambundo, aluna do curso de Psicologia

“Para mim, o intercâmbio da AEA de Angola e a UniEVANGÉLICA é extremamente importante. Por causa dele, tive a oportunidade de estudar no Brasil, ter essa experiência de interagir e conhecer novas culturas e aprender coisas novas. Agradeço pela recepção que me foi dada ao chegar aqui, obrigada”.

Leonora da Silva Afonso, aluna do Curso de Engenharia de Computação.

Graças à Deus fomos muito bem recebidos pela equipa do NAI, que têm nos dado muito apoio e nos acompanhado sempre. Fomos também muito bem recebidos pelos nossos colegas e professores. O ensino aqui no Brasil é totalmente diferente com relação ao nosso país (Angola). Graças a Deus, estamos em um lugar bom e seguro, que nos proporciona também um bom ambiente de estudo”.

Fernando Armando Quinanga Caluimbi, aluno do Curso de Ciências Contábeis.

A recepção foi muito calorosa por parte dos nossos colegas de graduação e principalmente dos professores, que têm nos dado muito apoio nesta fase de adaptação. Graças a Deus, dia após dia, vamos nos adaptando. Estamos sempre com os olhos bem focados. Queremos de alguma forma contribuir para o desenvolvimento do nosso país e levar também o nome desta grande Instituição (Unievangélica)”.

Flávio Nicolau Salvador Domingos, aluno do Curso de Fisioterapia

“Este intercâmbio é uma experiência incrível. Todos os dias, aprendemos muito, não só na universidade, mas também com as pessoas de toda a cidade. É um povo muito alegre, que me faz lembrar de Angola. Por isso me sinto em casa e estou impressionado com a quantidade de alunos na universidade”.

Arnaldo Ernesto Zumba, aluno do Curso de Ciências Contábeis.

“Expresso primeiramente a minha gratidão a Deus, por tudo que tem feito por mim e a todos que diretamente ou indiretamente tem me apoiado. Agradeço pelo espaço que me é dado para poder expor a minha satisfação como estudante estrangeiro, a minha trajetória e experiência neste período aqui no Brasil”.

Francisco João Vieira, aluno do Curso de Administração

Pontos Positivos:

“Fui muito bem recebido pelo NAI, temos recebido todo apoio possível; temos boa aceitação por parte dos colegas e professores, que têm ajudado muito neste processo de adaptação, aos quais aproveito para agradecer. Apesar de a língua ser a mesma, é uma sociedade muito diferente em termos culturais. E os seus valores éticos e costumes são uma realidade muito longe daquelas de nossas origens”.

Pontos Negativos:

“Um dos pontos negativos e mais relevantes é a questão da recepção da raça negra na sociedade brasileira. Diariamente temos vivido situações constrangedoras que nos causam transtornos emocionais. Mas graças à Deus Pai e dentro daquilo que são os nossos princípios e os objetivos que nos trazem aqui temos vencido estes impedimentos.  Estamos bem firmes e cada vez mais fortes rumo à graduação, para voltar com a titulação pra nossa terra mãe Angola.

Outros pontos são relacionados com a questão de certos comportamentos inaceitáveis nas salas de aulas, às vezes, compactuamos com situações que não seriam comuns em uma sala de aula. Mas apesar de tudo, nós respeitamos e procuramos manter a paz e a harmonia entre nós. É disso que a humanidade precisa: paz e amor em nossas vidas, porque de maldade e guerras o mundo já esta cheio”.