07/12/2015

Curso de agronomia da UniEVANGÉLICA tem parceria com UTAD

07.12.2015

O Diretor do Curso de Agronomia Prof. Dr. Roberto Toledo de Magalhães passou um mês na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Portugal. Ele foi selecionado pelo programa Erasmus Mundus, um programa de mobilidade acadêmica internacional, como professor/pesquisador e passou esse tempo no Departamento de Agronomia da Universidade portuguesa.

A UniEVANGÉLICA, através da Coordenação Acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI, é associada do consórcio, que reúne várias universidades na Europa e tem o objetivo de promover a excelência em educação superior e em pesquisa dos países europeus, com parceiros em todo o mundo.

“Foi uma experiência única para mim. Ter viajado, ficado em outro país, com outra cultura e conhecer o trabalho deles e as pesquisas lá realizadas foi muito enriquecedor”, conta o professor.

Além de aprender e trocar experiências com professores e mestres portugueses, o Diretor do Curso de Agronomia conseguiu negociar contratos com a universidade portuguesa. “Nós queremos fechar um contrato guarda-chuva com a UTAD. Queremos montar uma equipe de pesquisa entre a UniEVANGÉLICA, UTAD e Universidade do Porto”, explica.

Contrato guarda-chuva significa o envolvimento de uma equipe multidisciplinar. “Os laboratórios deles são de última geração, todo o laboratório é robotizado, em contrapartida, eles não tem área agrícola. Então, cada um entra com uma parte na pesquisa e ambas as instituições ganham”, explica Prof. Dr. Roberto Toledo.

O contrato ainda precisa ser assinado pelas instituições, mas as conversas preliminares já foram feitas, segundo o Diretor do Curso. Cerca de 20 pessoas vão estar na linha de frente do trabalho. “Tudo que fizermos aqui vai ser novo. Nós temos produção de vinho no sul, temos aqui também, mas teremos a assistência de quem produz o melhor vinho do mundo”, diz entusiasmado.

Além de conhecer o trabalho de pesquisa da Universidade Portuguesa, o Professor Dr. Roberto Toledo também realizou um seminário com o tema: ‘Investigação agronômica e recuperação ambiental na região do Cerrado (Goiás), Brasil’, se reuniu com docentes da UTAD e com o vice-reitor da instituição Antônio Silva, para o estabelecimento de um protocolo de colaboração e intercâmbio para o ensino e investigação.

O Professor Roberto Toledo conta que voltou muito empolgado e mais motivado da experiência. “Foi uma realização profissional essa viagem. Eu voltei motivado e quero passar essa experiência para meus colegas e alunos. O trabalho que a Professora Marisa Espíndola, através do NAI, tem realizado é muito importante para internacionalização da UniEVANGÉLICA”, conclui.

Mais fotos AQUI