30/11/2015

16 anos do UniVIDA são destaque em Sessão Solene da Assembleia Legislativa

30.11.2015

O UniVIDA, projeto do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, busca servir de apoio na busca por ações concretas para as políticas públicas de enfrentamento ao uso de drogas. E hoje, 30 de novembro, em evento realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, foi feito o justo reconhecimento, em sessão solene de homenagem pelos 16 anos da iniciativa. A propositura foi do Deputado Estadual Simeyzon Silveira.

Presente na solenidade, o Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes, exaltou este grande momento para a instituição. “O motivo que nos traz aqui é de maior representatividade. Receber uma homenagem como esta, comemorando os 68 anos da UniEVANGÉLICA e os 16 anos da UniVIDA”, ressalta. E ainda destacou os resultados desta ação no município de Anápolis. O UniVIDA conta com o apoio de diversas instituições anapolinas.

Ele evidenciou que o uso de drogas e outros entorpecentes pela juventude tem se tornado um grave problema social. Para o Reitor Carlos Hassel, a sociedade, juntamente com organizações e entidades que atuam para combater este mal, deve atuar para que os jovens não estejam suscetíveis à dependência química e à ação dos narcotraficantes. Carlos Hassel ainda menciona que é preciso fortalecer as ações e projetos de reabilitação e inserção social dos usuários, de maneira a garantir uma vida digna a este público.

O Presidente da Associação Educativa Evangélica - AEE, e Chanceler do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Dr. Geraldo Henrique Ferreira Espíndola, também compareceu à sessão solene de homenagem ao UniVIDA. “É um orgulho para a Associação perceber através deste gesto o reconhecimento do nosso trabalho. Quero dizer a todos vocês presentes nessa sessão que tenho extrema estima pelos atuais companheiros que compõem a nossa instituição e também por todos que por ela passaram”, declarou.

As crianças participantes do Projeto Criar e Tocar, iniciativa da UniEVANGÉLICA em parceria com a Prefeitura de Anápolis, se apresentaram durante a solenidade. O projeto foi criado em 2005 e é um importante instrumento de inclusão social em Anápolis.

“O Projeto nasceu a partir desse sonho, de promover o desenvolvimento de jovens que estão na pré-adolescência até a sua formação, aos 17 anos. Esse projeto é totalmente voltado para a inclusão social de adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social”, ressalta a idealizadora do Projeto Criar e Tocar, Profa. Marisa Mota Espíndola, Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais da UniEVANGÉLICA - NAI. Conforme mencionou, mais de 400 alunos participam do Criar e Tocar, que inclui a prática de música clássica, esportes, aulas de informática e reforço escolar.

O autor da propositura da sessão solene em homenagem ao UniVIDA, Deputado Estadual Simeyzon Silveira, recordou que alguns de seus familiares se graduaram na UniEVANGÉLICA, o que revela que a instituição tem para ele uma importância particular. “As instituições de educação têm papel fundamental na sociedade (e atuam como) um tripé que forma a base que molda o caráter das pessoas, que são a família, igreja e educação”, evidencia.

Ele exaltou em seu discurso as ações da UniEVANGÉLICA em prol da sociedade, promovendo o desenvolvimento da cidadania, com os olhos voltados para o ser humano. E pontua a existência de “uma causa, que vai muito além de uma mera grade curricular, mas que busca melhorias na causa social e humana e, principalmente, consciência social”.

O evento foi presidido pelo Deputado Estadual Talles Barreto. Prestigiaram a Sessão Solene o Reitor do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes, o Presidente da Associação Educativa Evangélica - AEE, e Chanceler do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Geraldo Henrique Ferreira Espíndola, o Coordenador do Programa UniVIDA, Professor Roberto Alves Ferreira, a Coordenadora Acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais da UniEVANGÉLICA - NAI, Profa. Marisa Mota Espíndola, demais representantes da UniEVANGÉLICA, o Assessor Técnico de Estado da Casa Civil, Edemundo Dias de Oliveira, representando o Governador Marconi Perillo, o Vereador do município de Anápolis Wederson Lopes, a Superintendente Executiva dos Direitos Humanos da Secretaria Cidadã, Onaide Santillo, e o Presidente do Conselho de Pastores do Estado de Goiás e fundador da Igreja Luz Para os Povos, apóstolo Sinomar Silveira.

Pelos relevantes serviços prestados à comunidade, 13 personalidades foram homenageadas: Carlos Hassel Mendes, Ernei de Oliveira Pina, Geraldo Henrique Ferreira Espíndola, Augusto Cesar Rocha Ventura, Cicilio Alves de Morais, Francisco Barbosa de Alencar, Ivan Gonçalves da Rocha, Luciano Cerqueira Ribeiro, Marcos Antônio Argôlo, Maria de Fátima Alves Pereira, Maria Lúcia Pereira da Silva, Roberto Alves Pereira e Sônia Maria Barros Galvão.

UniVIDA

Por meio do projeto são realizados cursos, debates, palestras e ações em conjunto com a Rede Municipal de Ensino de Anápolis. O objetivo da Instituição é integrar de maneira efetiva a rede que envolve diferentes atores na busca por uma solução para o aumento crescente do uso de drogas, um mal que tem assolado centenas de famílias no município. Diversas pesquisas são realizadas dentro da UniEVANGÉLICA, incentivando a comunidade acadêmica a integrar as ações do UniVIDA.

Confira mais fotos do evento AQUI.