27/11/2015

Alunos da LAECCH apresentam a reitoria projeto de inclusão para alunos autistas

26.11.2015

Nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, a Liga Acadêmica de Estudos de Condutas e Comportamentos Humanos – PAECCH, representada pelos alunos, Natasha Cristina de Oliveira Paiva e Valdeir Leite dos Santos, do 3º período do curso de Psicologia e a orientadora Profa. Dra. Lila Spadoni, apresentaram a Reitoria o relatório desenvolvido pela liga acadêmica com o título, “A inclusão do Aluno com Transtorno do Espectro do Autista - TEA, no Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA”.

A reunião contou com a presença do Magnífico Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Dr. Carlos Hassel Mendes, do Pró-Reitor Acadêmico Prof. Marcelo Mello e da Diretora do curso de Psicologia, Dra. Lila Spadoni. É de essencial “importância ouvir os familiares e integrá-los na assistência especializada que poderá ser oferecida pelo Centro Universitário”, destacou o Pró-Reitor Marcelo Mello. O Reitor, Dr. Carlos Hassel, ressaltou a importância do projeto e sugeriu que a proposta fosse estendida para todas as mantidas da Associação Educativa Evangélica - AEE.

Os alunos da Liga declararam que se sentiram muito prestigiados pela atenção e interesse do reitor e pró-reitor em discutir o assunto visando à inclusão dessa parcela da população ao ensino superior.

PESQUISA - Esta pesquisa foi proposta ao curso de Psicologia, através da Diretora do curso Lila Spadoni, pela Reitoria, “o Reitor solicitou ao curso, um estudo a respeito da inclusão do aluno com TEA no Centro Universitário”, diz Lila. Os membros da PAECCH investigaram com profundidade o que é considerado autismo atualmente, sua prevalência, principais problemas enfrentados e os estudos já realizados sobre a inclusão do autista no ensino superior. A pesquisa também se utilizou da legislação pertinente, sobretudo a lei 12.764/2012 que institui a política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista, para a formulação das propostas de ingresso de alunos autistas no Ensino Superior.

Durante o desenvolvimento desta pesquisa, os alunos realizaram visita a Escola Zeca Batista onde ouviram familiares de portadores de TEA. Dessa forma, com orientação da Profa. Dra. Lila Spadoni, produziram o relatório com propostas para que a UniEVANGÉLICA esteja preparada para receber esses alunos.