16/11/2015
Campus Anápolis

Capacitação em captura e manejo de Animais Silvestres

16.11.2015 

Foi realizado, nos dias 17 e 18 de outubro, o Curso de Capacitação em Captura e Manejo de Animais Silvestres na Fazenda Betel e no Parque Estadual da Serra dos Pireneus. O curso foi oferecido aos alunos de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Anápolis -  UniEVANGÉLICA, para outras instituições de ensino superior de Anápolis e também para Biólogos. Sob a coordenação dos docentes Dione Inácio e Ricardo Elias, o curso contou também com a participação de três Biólogos especialistas em mastofauna, avifauna e hepetofauna.

Os participantes aprenderam técnicas em captura, manejo, marcação e soltura de animais. As atividades aconteceram em diversos momentos do dia e da noite, onde as saídas de campo exigiram longas caminhadas que se iniciavam às 05h e finalizavam às 23h. A proposta do Curso de Ciências Biológicas é que a capacitação tenha novas edições e amplie as suas atividades para as áreas da Flora e da Ecologia.

O conhecimento metodológico nessa área permite ao Biólogo atuar em pesquisas de campo nas áreas da Ecologia, Estudos de Impactos Ambientais (EIA/RIMA), estudos de novas espécies e em projetos de proteção da fauna. Para a Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Dra. Josana de Castro Peixoto, “a capacitação tem grande relevância na formação acadêmica e profissional”, pois antecipa procedimentos metodológicos que só são adquiridos em estágios ou já na atividade profissional.

Outro ponto importante destacado pela coordenação do curso foi o caráter interinstitucional, pois permitiu aos acadêmicos romperem as barreiras denominacionais e se unirem em torno de um ideal comum: a formação de qualidade. A localização da Fazenda Betel é de suma importância para a realização de atividade práticas de campo, pois faz divisa com o Parque Estadual dos Pireneus e concentra uma grande diversidade de animais, distribuídos em diversas fitofisionomias do Cerrado.

natureza natureza
natureza natureza