10/11/2015

Professores chineses ministram aulas no Centro de Línguas da UniEVANGÉLICA

06.11.2015

Três professores chineses estão ministrando aulas no Centro de Línguas da UniEVANGÉLICA: Wu Xiangjun, Xie Tian e Song. O curso oferecido pelo Centro de Línguas, ‘Chinese language and Chinese culture’, possui 120 alunos matriculados, nos níveis de um a seis. A presença dos professores foi possível graças a uma parceria da coordenação acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI com o Instituto Confucius.

As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas e aos sábados, das 08 às 11 e das 14 às 17 horas. A cada nível, o vocabulário e a capacidade de elaboração de frases aumentam. Os interessados podem ainda fazer um teste, autorizado pelo Governo Chinês e com emissão de certificado, para verificar seus conhecimentos em língua chinesa.

De acordo com o desempenho obtido durante o curso de língua chinesa, os alunos podem pleitear junto ao Governo Chinês bolsas de estudo em universidades da China e entrar em processos seletivos para trabalhar em empresas do país. O curso oferecido pela UniEVANGÉLICA possui preços acessíveis.

Professores

Wu Xiangjun possui 23 anos e é formada em Direito. A expectativa é que ela continue no Centro de Línguas até julho de 2016, quando voltará para a China. Ela destaca que gosta da comida brasileira, como o pão de queijo, bolo e feijoada. O churrasco brasileiro também foi lembrado pela professora: “Nós temos (churrascos na China), mas não tão bons”.

Ela menciona ainda que participou recentemente do Acampacouto, acampamento cristão promovido pela Associação Educativa Evangélica para alunos do Colégio Couto Magalhães. Sua participação teve como objetivo difundir a cultura chinesa aos participantes. Wu Xiangjun fala com entusiasmo da experiência. “Claro que é bom. As crianças (participantes do Acampacouto) são incríveis.

Xie Tian tem 26 anos. Ele, que é graduado em ‘Cultura japonesa e sociedade’, voltará em Dezembro para a China. “É incrível”, comenta sobre sua experiência no Brasil. “Nós nunca viemos aqui antes” detalha. E pontua que “o futebol e churrasco do Brasil são muito famosos na China”. Sobre tudo o que tem vivenciado no Brasil, ele repete: ”É uma experiência incrível”. Xie Tian destaca ainda que a China e o Brasil estão estreitando as relações comerciais, o que revela a importância do aprendizado de Chinês.

Song Na tem 26 anos e é formada em ‘Tradução e interpretação em Inglês’. Ela deverá permanecer no Brasil até junho de 2016, quando retornará à China. “A cultura brasileira é incrível. Nós queremos aprender mais sobre a cultura brasileira”, declara.