06/11/2015

Mobilidade Internacional entre UniEVANGÉLICA e Universidade de Luxemburgo

06.11.2015

Yuri de Macedo Carniello é responsável também pelo apoio em assuntos acadêmicos internacionais do Núcleo de Assuntos Internacionais – NAI (da UniEVANGÉLICA) e, durante um mês, viveu uma experiência inesquecível em Luxemburgo.

Ela foi selecionada pelo programa Erasmus Mundus, um programa de mobilidade acadêmica internacional, para passar um mês trabalhando no exterior. A UniEVANGÉLICA é associada do consórcio, que reúne várias universidades na Europa e tem o objetivo de promover a excelência em educação superior e em pesquisa dos países europeus, com parceiros em todo o mundo.

Foi na pequena cidade universitária de Belval, em Luxemburgo, que Yuri vivenciou momentos enriquecedores para toda a vida. Trabalhou na reitoria da Universidade de Luxemburgo, sendo lotada no escritório de Relações Internacionais. Lá, realizou atividades como: revisão de contratos, rotinas administrativas e recebimento de comitivas de universidades internacionais parceiras.

“Foi uma experiência enriquecedora demais, um bem que não tem preço”, diz Yuri. Para chegar lá, a colaboradora da UniEVANGÉLICA tem um currículo que inclui, entre outras coisas, o domínio de três línguas.

“A Universidade de Luxemburgo é trilíngue. Todos falam francês, alemão e luxemburguês, além de também falarem inglês. Ou seja, a maioria das pessoas fala quatro línguas”.

A viagem de Yuri só foi possível graças a uma parceria da UniEVANGÉLICA com a Universidade do Porto, que é coordenadora junto à União Europeia do Programa Erasmus Mundus.

Yuri recomenda a experiência para todos. Hoje, ela se sente mais segura e confiante para realizar o trabalho desenvolvido junto a coordenação acadêmica do Núcleo de Assuntos Internacionais - NAI. “Essa mobilidade é uma oportunidade que o funcionário tem de fazer um estágio em outra universidade para melhorar as práticas administrativas quando ele voltar. Eu me sinto muito mais confiante de realizar o meu trabalho na UniEVANGÉLICA depois dessa experiência, me sinto mais segura”, diz.

Toda a despesa de quem participa do Programa Erasmus Mundus é custeada pela União Europeia. Yuri conta que essa vivência foi a realização de um sonho. “Eu sempre tive o sonho de trabalhar em uma universidade no exterior, e estou muito grata a Deus por ter me abençoado com esse presente”, conclui.

Programa Erasmus Mundus - O Programa Erasmus Mundus tem o objetivo de promover a mobilidade de estudantes, incentivar a mobilidade de pesquisadores e pessoal acadêmico e administrativo e estimular a transferência de know-how e de boas práticas entre os parceiros e associados.