06/10/2015

Alunos de Pedagogia visitam brinquedoteca de Nerópolis

06.10.2015

Alunos do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA visitaram no último dia 25 de setembro, a Brinquedoteca Comunitária de Nerópolis – BRINCASTELO. A visita foi acompanhada pela professora de Jogos e Recreação Maria Clemência, a professora Clê, como é conhecida entre os estudantes.

O objetivo da visita foi fazer uma avaliação da possibilidade de trabalho na brinquedoteca junto à comunidade, percebendo sua importância no processo de formação e desenvolvimento infantil. Além disso, os alunos puderam avaliar e compreender o universo lúdico.

“A experiência contribuiu para a compreensão das possibilidades da atuação do pedagogo em espaços não escolares, sobretudo no que diz respeito à recreação, lazer e cultura”, diz a professora Clê.

Os alunos participaram das atividades artísticas e culturais realizadas na biblioteca. Uma rotina totalmente lúdica, que contempla momentos livres e atividades dirigidas. A visita foi dividida em duas partes. No primeiro momento, eles conheceram os diferentes ambientes da brinquedoteca: sala de brinquedos, teatro de arena, sala de pintura, sala de costura, anfiteatro e cantina. Depois, ouviram a professora e diretora da Brincastelo, Lúcia Miriam, que falou sobre o funcionamento do local e projetos desenvolvidos.

Os acadêmicos organizaram uma campanha de doação de brinquedos para contribuírem com o acervo da brinquedoteca.

“A avaliação do grupo foi bem positiva. A aprendizagem sobre o tema brinquedoteca e o lúdico, tornou-se mais completa e significativa”, avalia a professora Clê.

Brinquedoteca – A brinquedoteca de Nerópolis atende cerca de 300 crianças e realiza diferentes oficinas: dança do ventre, jazz, biscuit, pintura e coral. Além disso, promove alguns projetos: Sarau Cultural e Chico Buarque. Adultos também participam dos eventos realizados na brinquedoteca.