05/10/2015
Campus Anápolis

Mesa redonda internacional no CIPEEX/ SNCMA 2015

05.10.2015

O CIPEEX e o Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente apresentam uma Mesa Redonda (MR) internacional para debater o tema “Colonização, Agricultura e Meio Ambiente”. A MR será coordenada pelo Prof. Dr. José Augusto Drummond da Universidade de Brasília. Ela terá como participantes os professores Dr. Gerd Kohlhepp (Universidade de Tübingen - Alemanha), Dr. João Klug (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC), Prof. Dr. Sterling Evans (Universidade de Oklahoma - Estados Unidos), Prof. Dr. Stephen Bell (Universidade da Califórnia - UCLA, Los Angeles, Estados Unidos)

Mesa Redonda - Colonização, Agricultura e Meio Ambiente

Coordenação: Prof. Dr. José Augusto Drummond

Data: 29 de Outubro de 2015 (Quinta-Feira)

Local: Auditório Richard Edward Senn  –  UniEVANGÉLICA

Horário: 19 às 22h30

Inscrições:

http://mestrado.unievangelica.edu.br/sncma/2015/ 

Dados dos Participantes:

Dr. José Augusto Drummond

Bolsista de Produtividade Científica 1D do CNPQ. Professor Associado III do Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, da Universidade de Brasília (UnB). Credenciado desde 2004 como docente permanente e orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável (conceito 6 na CAPES). Coordenador de Pós-graduação (2004-2008), Diretor de Publicações (2007-2011) e Editor da Página Web do CDS-UnB (2007-2010; 2013-2014). Coeditor executivo da revista científica do CDS-UnB, intitulada Sustentabilidade em Debate (desde 2009). Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (gestão 2012-2014). Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1975); M. Sc. em Environmental Science pela The Evergreen State College, Olympia, Washington (EUA) (1988); Ph. D. em Land Resources pela University of Wisconsin, Madison (EUA) (1999). Pósdoutorado pela Colorado State University, Fort Collins, Colorado (EUA). Dedica-se aos temas de políticas públicas e dos recursos naturais; desenvolvimento sustentável; usos e conflitos em torno dos recursos naturais; políticas ambientais; Amazônia; unidades de conservação; história ambiental. Autor ou coautor de 65 artigos científicos; autor, coautor, organizador ou coorganizador de 23 livros; autor ou coautor de 29 capítulos de livros.

Dr. Gerd Kohlhepp

nasceu em março de 1940, em Mannheim, Alemanha e estudou, entre 1958 e 1962, Geografia, Geologia, Ciências Econômicas, Historia e Pré- História na Universidade de Heidelberg. É doutor pela mesma Universidade. Em 1972 fez a livre-docência com tese sobre a colonização agrária do Norte do Paraná. De 1978 a 2005, foi catedrático em Geografia Econômica e Social da Universidade de Tübingen, onde é professor emérito desde 2005. O foco das pesquisas recai sobre geografia econômica e social, estudos regionais e sobre a América Latina, pesquisas sobre a estrutura e o desenvolvimento regional de países em desenvolvimento, ordenamento e planejamento territorial, relações entre homem e meio ambiente, desenvolvimento sustentável, avaliação de projetos de cooperação econômica e problemas da devastação das florestas tropicais na Amazônia. É editor do periódico Tübinger Beiträge zur geographischen Lateinamerika- Forshung e de Erdkundliches Wissen (1983-2007). Exerceu as seguintes funções: presidente do “International Advisory Group” (IAG) do Banco Mundial, do governo brasileiro e dos países do G-7 no Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (1993-1997); membro do IAG de 1993 até 2001; consultor do Ministério da Cooperação Econômica (BMZ), GTZ, KfW da Alemanha, da União Européia e do Banco Mundial; consultor do parlamento da Alemanha para a proteção das florestas tropicais; membro da Diretoria e do Comitê Executivo (1978- 2001) e Presidente (1988 – 1992) da Associação Alemã de Pesquisas sobre a América Latina (ADLAF); membro do “Consejo Europeo de Investigaciones sobre America Latina” (CEISAL) (1994- 1996); membro do conselho (Kuratorium) da sociedade Brasil-Alemanha. Recebeu as seguintes homenagens: condecorações “Ordem do Rio Branco” (Brasil, 1986), Cruz do Mérito da União de Primeira Classe (Bundesverdienstkreuz 1. Klasse) (1999), por sua colaboração em projetos internacionais, condecoração “Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico” (Brasil, 2000). Desde 2001 é membro estrangeiro da Academia Brasileira De Ciências.

Dr. João Klug

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas (1978), graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982 - 1988), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989 - 1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992-1997), Pós-Doutorado na Universidade Livre de Berlim (2003-2004), Pós-Doutorado na Universidade Livre de Berlim (2012-2013). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração, Colonização, Meio Ambiente, Identidade, Luteranismo e Germanidade.

Dr. Sterling Evans

Professor da Universidade de Oklahoma, Estados Unidos. O professor Evans tem trabalho com a historia da transnacionalidade dos Great Plains, sobretudo nos estudos envolvendo as fronteiras entre os Estados Unidos, México e Canada. Seu enfoque nesses estudos são a História Agrícola e a História Ambiental da região de grande produção agrícola irrigada dos Plains americanos. Esses estudos estão presentes nos trabalhos publicados por Evans, como o seu livro Bound in Twine: The History and Ecology of the Henequen-Wheat Complex for Mexico and the American and Canadian Plains, do qual ganhou o premio Theodore Saloutos como o melhor livro pela Sociedade de Historia Agrícola (Agricultural History Society) em 2008, junto com a premiação de Bancroft em 2009. Foi também editor do livro The Boderlands of the American and Canadian Wests: Essays on Regional History of the 49th Parallel, e American Indians in American History, 1870-2001: A Companion Reader, sendo também autor de vários artigos em diversos revistas. Membro ativo de organizações tais como aWestern History Association, Society for Latin American and Caribbean Environmental History, e o Conselho da Rocky Mountain em estudos Latino-Americanos (Rocky Mountain Council on Latin American Studies).  O seu interesse na história ambiental da América Latina motivou a escrever The Green Republic: A Conservation History of Costa Rica, e em trabalhar no seu projeto atual, Damming Sonora: Water Agriculture, and Environmental Change in Northwest Mexico. Evans recebeu seu doutorado em história na Universidade de Kansas, sob a orientação do renomado historiador Donald Worster.

Dr. Stephen Bell

Pesquisador que trabalha com Geografia Histórica com ênfase na transformação das Américas a partir do século XIX, especialmente no Brasil. Ph.D. em Geografia (Toronto, 1991), e desde 1999 leciona na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, onde é atualmente professor associado de geografia e história, com a sua base principal no Departamento de Geografia. Suas pesquisas tem como área de interesse a geografia histórica e cultural, estudos sobre o Brasil e América Latina e a história do pensamento geográfico. Ministra cursos sobre a América Latina e vários ramos da geografia histórica. Em 2011, desenvolveu pesquisas como Fellow no Rachel Carson Center, em Munique, um dos mais conceituados centros de pesquisa em Meio Ambiente no mundo. Em seu currículo, possui diversas publicações, dentre elas "A Life in Shadow: Aimé Bonpland in Southern South America 1817-1858 (Stanford, CA: Stanford University Press, 2010) e "Campanha Gaúcha: A Brazilian Ranching System, 1850-1920 (Stanford, CA: Stanford University Press, 1998). Recebeu os seguintes prêmios: "The Warren Dean Memorial Prize of the Conference on Latin American History" (1999) e "Social Sciences and Humanities of Canada Postdoctoral Research Fellowship" (1995-97).