22/09/2015

Pesquisa de Aluno da AEE é aceita no XXII Simpósio de Engenharia de Produção

22.09.2015

O acadêmico Paulo Vinícius Almeida Vieira, que cursa Administração na UniEvangélica – Centro Universitário de Anápolis, vai representar a instituição no XXII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMPEP), que ocorrerá de 09 a 11 de Novembro de 2015, na Universidade Estadual Paulista (UNESP - SP). Neste evento científico, o aluno apresentará sua pesquisa ‘Otimização dos processos logísticos com a implantação do OTIF (On Time in Full)’.

O docente do curso de Administração Professor M.e Paulo Roberto Vieira de Almeida, mestre em Agribusiness e pesquisador em Modelagem e Simulação Computacional, foi o orientador do estudante nessa pesquisa e no desenvolvimento do artigo que será apresentado. Conforme explica, “o objetivo da pesquisa foi implementar o uso do indicador de desempenho global OTIF em uma empresa fabricante de fraldas descartáveis, e investigar a satisfação dos clientes intermediários com os prazos de entregas”.

Ele acrescenta que a “temática (da pesquisa) trata-se de Indicadores de Desempenho Logístico”. Ao citar artigo de Oliveira e Araújo (2009, p. 236), o professor Paulo Roberto Vieira de Almeida ainda elucida que “o OTIF é um ‘indicador de desempenho de serviço que avalia a qualidade de atendimento de pedidos; seu objetivo principal é aumentar a satisfação dos clientes, estabelecendo qual o nível de serviço que a organização lhes oferece’”. OTIF é a abreviação para On Time In Full.

“Conceitualmente significa: On Time: na hora, ou seja, produtos/serviços devem ser entregue numa determinada data, horário ou janela de horas e local, previamente especificados. In Full: na totalidade, completo, ou seja, os produtos/serviços devem estar dentro das especificações acordadas, qualidade intrínseca, dimensões, quantidade, perfeitas condições físicas e quaisquer outros atributos específicos de cada setor”.

Relevância

O Professor M.e Paulo Roberto Vieira de Almeida, que orientou o acadêmico de administração Paulo Vinícius Almeida Vieira durante a execução da pesquisa, aborda que o fato de o artigo ter sido aceito no XXII SIMPEP é importante para a “divulgação da instituição (AEE) no meio científico”. Para o aluno, é a oportunidade de “vivenciar a prática da pesquisa científica, adquirir novos conhecimentos, valorização curricular, divulgação da área de atuação”.

O acadêmico, por participar deste tipo de evento científico, pode, na visão do professor Paulo, obter no futuro um “melhor posicionamento no mercado; um currículo de melhor qualidade”. Ele explica o papel desempenhado pelo Curso de Administração da AEE para que mais alunos consigam espaço em grandes publicações e nas iniciativas como o Simpósio de Engenharia de Produção: “O curso proporciona a todos os alunos as possibilidades e ferramentas para que publiquem seus trabalhos, incentivando seus professores e alunos a trabalharem em temáticas atuais, pertinentes, científicas e, acima de tudo, inovadoras”.

Saiba mais sobre o XXII Congresso de Engenharia de Produção em http://www.simpep.feb.unesp.br/index.php