17/09/2015

Acadêmicos participam de projeto comunitário na Amazônia

17.09.2015
Por Ana Cláudia Oliveira

Quase 20 acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Odontologia do Centro Universitário – UniEVANGÉLICA, embarcam na próxima sexta-feira, 18, para o Amazonas. Eles participam do projeto UniEVANGÉLICA Cidadã Itinerante – Amazônia. Esta é a segunda viagem em 2015 realizada pelo projeto, que tem como metas: Educação, Saúde e Cidadania.

A primeira visita foi para fazer um diagnóstico da comunidade local. A comunidade de São José do Arara, pertence ao município de Caapiranga. São 188 famílias e aproximadamente 1000 pessoas no local. A expectativa dos organizadores é que sejam realizadas cerca de 200 cirurgias odontológicas no local. Para isso, uma clínica especializada em cirurgia odontológica vai ser montada na comunidade ribeirinha.

Além disso, nesta viagem, vão ser realizados atendimentos médicos e distribuição de medicamentos. O projeto é realizado em parceria com a Missão Asas de Socorro, que é encarregada da parte evangelística. Há parceria com a Prefeitura Municipal de Caapiranga e o apoio da Associação dos Líderes da Comunidade - ALC .

Os alunos vão ser acompanhados por Professores Pedro Paulo e Satiro e pelo Coordenador do Projeto e Coordenador de Extensão e Ação Comunitária, Prof. Ms. Fábio Rodrigues. A viagem tem duração de uma semana. Ao retornar, trazem na bagagem uma viagem inesquecível e o conhecimento de uma realidade completamente diferente.  “É uma troca de saberes transformadora. Uma transferência de conhecimentos entre nossa equipe e a comunidade”, ressalta o Prof. Fábio Rodrigues.