16/09/2015

Revista Fronteiras ganha visibilidade internacional

16.09.2015

A Revista Fronteiras está ampliando seus horizontes; e recebe cada vez mais artigos internacionais para serem publicados. De acordo com o professor Dr. Sandro Dutra e Silva, coordenador do Mestrado em Ciências Ambientais da UniEVANGÉLICA e um dos editores da ‘Fronteiras’, a publicação está “aberta a receber artigos” de acadêmicos que atuam em outros países.

A Revista Fronteiras: Journal of Social, Techonological and Environmental Science é uma publicação semestral com arbitragem por pares, do Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente do Centro Universitário de Anápolis (PPSTMA/UniEVANGÉLICA).

Ainda conforme apresenta o professor Sandro Dutra e Silva, a visibilidade da Revista tem aumentado, com o reconhecimento de importantes instituições, como a CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O público leitor também reconhece a sua importância.

“A revista é internacional”, destaca o professor Sandro, apresentando ainda que alguns textos em inglês repercutem mais do que os que são publicados em Língua Portuguesa. Conforme indica, a perspectiva é que, em breve, todos os artigos da Revista Fronteiras estejam em inglês.

Ele cita um dos autores que participou de uma edição anterior, o mestre em Sustentabilidade, Cultura e Desenvolvimento Rafael Vaisman. Vaisman publicou seu artigo ‘Risks and benefits with international technology transfer from Brazil to Angola’ (Riscos e benefícios da transferência internacional de tecnologia do Brasil para Angola, em tradução livre). O texto pode ser acessado por meio do link http://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/issue-archive/coopera%C3%A7%C3%A3o-brasil-angola-na-produ%C3%A7%C3%A3o-de-etanol.

Rafael Vaisman é natural de Recife (PE), onde mora atualmente. Concluiu dois mestrados na Lund University (Suécia), em Gestão do Conhecimento e Inovação; e em Sustentabilidade, Cultura e Desenvolvimento. Ele aborda a relevância da transferência para a Angola de tecnologia brasileira, na “abertura de novos negócios para as empresas que investiram nesse projeto”.Revista Fronteiras

Ele explica que é possível promover o desenvolvimento sustentável no processo de transferência de tecnologia. “Dependendo da tecnologia, há possibilidade de cooperação multilateral entre empresas e países, com foco principalmente em Economia Verde e Energias renováveis”, detalha.

Ele aborda ainda como a Angola trata o desenvolvimento sustentável em suas relações comerciais e no processo de transferência de tecnologia: “Não há muitos indícios de uma prática sustentável.  O projeto de cana de açúcar demonstrou poucos cuidados com a população local, e mais foco no mercado externo. É uma tentativa de diversificar a produção e economia local, mas com suas falhas”.

Para ele, a geração de empregos, a melhoria na infraestrutura do país e a atração de investimentos estrangeiros, de certa maneira, compensam os riscos da transferência de tecnologia. Esta compensação pode ocorrer “quando existe um cuidado e governança no tratado internacional entre empresas”. Rafael Vaisman ainda menciona que o setor sucroalcooleiro é benéfico para Angola, mas informa que “o país precisa diversificar sua economia, para não depender de importações”.

Relevância Internacional

A participação do professor Rafael Vaisman na Revista Fronteiras é um exemplo da abrangência de um periódico que se propõe a ir além das fronteiras regionais e nacionais. Ao receber artigos de pesquisadores que estão realizando trabalhos em importantes universidades e que escolhem esse veículo como espaço privilegiado para a divulgação científica, a Fronteiras reforça a sua posição no campo das publicações acadêmicas.

Conforme conclui Rafael Vaisman, “todo professor, acadêmico deseja compartilhar suas experiências publicando artigos e escrevendo capítulos de livros. Para mim, é de enorme satisfação ter trabalhado nessa pesquisa e ver meu artigo publicado na Universidade (UniEVANGÉLICA)”.

Acessos

Recentemente, uma análise sobre a repercussão dos artigos publicados pela revista revelou um cenário muito interessante: os artigos publicados em língua inglesa na Fronteiras (http://revistas.unievangelica.edu.br/index.php/fronteiras) foram os mais acessados. Essa pesquisa evidencia o alcance internacional da Revista e tem orientado as politicas editoriais de ampliar ainda mais a publicação de textos em inglês.

Entre os mais citados estão o artigo do Professor Rafael Vaisman (Risks and benefits with international technology transfer from Brazil to Angola) e outros textos, como o artigo ‘Storehouse and Sanctuary: The role of Brazil in world food security), escrito por James Augusto Pires Tiburcio, Marcel Bursztyn, bem como  “Brazil X China Trade Frictions: Overview and a brief case analysis”, dos pesquisadores Omar Rodrigo Ribeiro Silva e Zheng Yueming.

Confira a tabela abaixo dos artigos com maior acesso/downloads:

Edição

Total de acessos

1

Storehouse and sanctuary: the role of Brazil in world food security

1199

2

Risks and Benefits with International Technology Transfer from Brazil to Angola

1172

3

Brazil x China Trade Frictions: Overview and a brief case

analysis

v. 3, n. 1 (2014)

1068

4

Os Recursos Vegetais Medicinais Utilizados pela População da Região Centro Oeste do Brasil: Uma compilação de espécies ou checklist de fanerógamas

v. 2, n. 1 (2013)

742

5

Acanthaceaes do Bioma Cerrado: Identificação dos fitoquímicos das folhas da espécie justicia thunbergioides (lindau) leonard (acanthaceae) ocorrente no parque estadual Serra dos Pireneus,  Pirenópolis, GO.

v. 2, n. 1 (2013)

717

6

Plantas Medicinais, Fitoterápicos e Saúde Pública: Um Diagnóstico Situacional Entre Profissionais Da Área Da Saúde Em Anápolis, Goiás