25.05.2015
Será realizado nos dias 8 a 11 de junho o III Seminário de Cultura e Natureza no Cerrado Goiano, um evento científico e cultural, organizado em comemoração à Semana Nacional do Meio Ambiente, em parceira com a Universidade Estadual de Goiás e a Universidade Federal de Goiás. Nessa edição contará com a participação de importantes pesquisadores brasileiros que estarão distribuídos em eventos que acontecerão no Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA e também na UEG.
A solenidade de abertura acontecerá na UniEVANGELICA dia 08 de junho, no Auditório do Bloco E. Na oportunidade contaremos com a presença de representantes das instituições envolvidas, do município de Anápolis e da Fundação de Amparo à Pesquisa - FAPEG, que aprovou Edital de fomento para o evento.
Também na abertura ocorrerá uma Mesa Redonda coordenada pelo Prof. Dr. Antonio Cezar Leal (UNESP) e com a participação dos pesquisadores José Augusto Pádua (UFRJ), Diogo de Carvalho Cabral (IBGE) e Sandro Dutra e Silva (UniEVANGELICA/UEG).
Confira a programação AQUI.
Inscreva-se AQUI.
Sobre os pesquisadores:
Jose Augusto Pádua
Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ (1985), doutorado em Ciência Política pelo IUPERJ (1997) e pós-doutorado em História pela University of Oxford (2007). Atualmente é professor associado do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde é um dos coordenadores do Laboratório de História e Natureza. É presidente, desde outubro de 2010, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). É fellow do Rachel Carson Center for Environment and Society (Ludwig-Maximilians-Universitat, Munique) e membro do Conselho Diretor do International Consortium of Environmental History Organizations. Faz parte do Comitê Editorial do periódico Ambiente e Sociedade e do Conselho Editorial dos periódicos Environment and History (Cambridge), Ecologia Política (Barcelona), História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Rio de Janeiro) e Revista de História Regional (Ponta Grossa). Como especialista em história ambiental e política ambiental, deu cursos, proferiu conferências e participou de trabalhos de campo em mais de 40 países. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: história do Brasil, história territorial, história regional, história das florestas e agroecossistemas, história da ciência, história das idéias sobre a natureza, história das políticas ambientais e políticas de desenvolvimento sustentável. Autor do Livro "Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888), publicado em 2004 pela Editora Jorge Zahar, Rio de Janeiro.
Diogo de Carvalho Cabral
Geógrafo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em População, Território e Estatísticas Públicas (Escola Nacional de Ciências Estatísticas/IBGE). Possui graduação em Geografia (2004), mestrado em História Social (2007), e Doutorado em Geografia (2012) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem atuado nas áreas de História Ambiental, História Regional, Ecologia Aplicada e Geografia Humana/Ambiental. Sua formação e atitude interdisciplinares refletem-se em sua produção: além de um capítulo de livro, são 20 artigos publicados em periódicos de diversas áreas, desde Biologia da Conservação até Estudos Populacionais, passando por História e Geografia Econômica. É parecerista ad hoc das revistas Varia História, Journal of Historical Geography, Historia Ambiental Latinoamericana e Caribenha e do Journal of Horticulture and Forestry. Autor do livro "Na presença da Floresta: Mata Atlântica e História Colonial", publicado em 2014 pela Editora Garamond, Rio de Janeiro.
Sandro Dutra e Silva
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goias/FECLITA (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002) e Doutorado em História Social pela Universidade de Brasília (2008). Pós-doutorado em História pela Universidade de Brasília (2014). Professor Titular do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGELICA com atuação no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (Mestrado em Ciências Ambientais). É Professor titular da Universidade Estadual de Goiás, atuando no Curso de História no campus Pires do Rio e no Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas). Desenvolve pesquisas no campo da História Ambiental, com destaque para os processos envolvendo colonização, migração e desflorestamento em Goiás. Autor de artigos em periódicos e em capítulos de livros com a temática da colonização do Oeste brasileiro, História das florestas e História Ambiental do Centro-Oeste do Brasil. É um dos editores da Revista Fronteiras Journal of Social, Technological and Environmental Science e atualmente atua como coordenador do PPSTMA/UniEVANGELICA (Mestrado em Ciências Ambientais). Organizador da Coletânea História Ambiental: fronteiras, recursos naturais e conservação da natureza, com José Luiz de Andrade Franco, José Augusto Drummond e Giovana Galvão Tavares.
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024