30/03/2015
Campus Anápolis

Coordenador da Residência Médica é eleito Presidente da CEREM

30.03.2015

residência médica

No dia 25 de março, o Prof. Sérgio Mota da Silva Júnior, Coordenador do Programa de Residência Médica do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, foi eleito Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Estado de Goiás (CEREM-GO) e passa a ocupar uma cadeira na Câmara Plenária da Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM. A votação foi realizada na sede do Conselho Regional de Medicina – CRM, em Goiânia, e contou com a presença de representantes e Coordenadores das diversas Comissões de Residência Médica (COREME) do Estado.

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, é ministrada em instituições de saúde sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional. Segundo Sérgio Mota “o diálogo com a graduação é fundamental, pois a residência médica é uma sequencia na formação profissional”, esta prática reforça a busca por novas metodologias de ensino e humanização que pautam as discussões do ensino médico em todo o Brasil. A CEREM é o órgão que atua como fiscalizador dos assuntos relacionados à Residência Médica em Goiás, é também o interlocutor das COREMEs perante o Ministério da Educação nas sessões plenárias mensais da CNRM, em Brasília.

Novas perspectivas

Dando sequência ao trabalho já iniciado, no biênio 2015/2016, a nova gestão tem como objetivos implementar novas ferramentas pedagógicas de capacitação para os médicos residentes, bem como buscar meios de valorizar e ampliar a capacitação dos médicos preceptores. Além disso, há a necessidade de se buscar o diálogo com as diversas esferas da sociedade para que haja esclarecimento, entendimento e reconhecimento do profissional bem qualificado – não somente do especialista, mas também do médico generalista.

A atuação da CEREM será direcionada também a preservar as conquistas já alcançadas e “contribuir na formação médica baseada em aquisição de conhecimentos, desenvolvimento de habilidades e construção de atitudes voltadas para o bem da sociedade”, afirma Sérgio Mota.