17/12/2014
Campus Anápolis

UniEVANGÉLICA e Prefeitura assinam parceria para rede básica de saúde

17.12.2014

parceria

Foi realizado ontem, 16, no gabinete do prefeito João Gomes, uma parceria entre o Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e a prefeitura de Anápolis, por meio da secretaria Municipal de saúde, que proporcionará o fortalecimento da rede de atenção básica de saúde no município nos próximos meses. A parceria foi firmada com a assinatura de um acordo assistido pelo Ministério Público Estadual para aumentar o número de vagas de residência médica em Medicina da Família e Comunidade em Anápolis.

Estavam presentes na assinatura do Termo de Compromisso, Responsabilidade e Ajustamento de Conduta, o prefeito João Gomes, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Teixeira, o procurador Geral do Município, Edmar Silva, o presidente da Associação Educativa Evangélica (AEE), Geraldo Espíndola, o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Mendes, o vice-presidente do Conselho Administrativo da AEE, Ernei de Pina, e diretores da área de saúde da Prefeitura e demais representantes da instituição, o titular da Promotoria da Saúde da Comarca de Anápolis do Ministério Público, Marcelo Henrique dos Santos.

A UniEVANGÉLICA realizará um processo de seleção para o preenchimento de seis vagas, onde os residentes e médicos tutores ficarão responsáveis pelo atendimento em unidades de Saúde da Família. O objetivo é aumentar o potencial do Programa de Saúde da Família em Anápolis e garantir o atendimento às necessidades da população. “Considero um momento especial para o município, pois, historicamente, a residência nesta área é carente. A parceira com a Prefeitura mudará este conceito em nossa cidade”, afirmou o reitor da UniEVANGÉLICA.

O valor da bolsa do Programa de Residência é de R$ 2.976,26, com um incentivo a mais da Prefeitura de Anápolis que vai totalizar o valor final de mais de R$ 8.000, para incentivar o preenchimento das vagas. Primeiramente, o residente aprovado integrará uma equipe nas unidades de Saúde da Família do Recanto do Sol e Filostro Machado. Em cada unidade, eles serão supervisionados por um médico preceptor disponibilizado pela UniEVANGÉLICA. “Temos o compromisso de prestar auxílio à população com responsabilidades sociais igualitárias. Neste caso, fortalecendo a rede de atendimento primário à saúde”, disse o presidente da AEE.

Para o prefeito João Gomes, quando instituições responsáveis se unem é possível fazer com que as ações em saúde saiam do discurso e estejam presentes onde, de fato, a população precisa. “Precisamos de uma sociedade com gestores comprometidos. Temos aqui uma importante iniciativa com entidades respeitadas que trarão resultados positivos para a sociedade anapolina e para àqueles que aqui buscam atendimentos em saúde”, finalizou.