02/10/2014

Mestrado tem aprovação em 7 editais de fomento no mês de setembro

02.10.2014

MESTRADO

O mês de Setembro de 2014 pode ser comemorado pelas conquistas realizadas pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPSTMA/UniEVANGÉLICA), Mestrado em Ciências Ambientais. Foram publicados os resultados finais de importantes editais da Fundação de Amparo à Pesquisa – FAPEG e também da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que disponibilizam recursos para pesquisa e realização e participação em eventos.

De acordo com o coordenador do PPSTMA, Sandro Dutra, a aprovação desses editais evidenciam a qualidade dos projetos encaminhados, haja vista a grande concorrência pelos recursos. “Os recursos obtidos têm impacto direto na qualificação do PPSTMA, visto que permite a organização de eventos com maior qualidade, podendo estender convites para a participação de renomados pesquisadores (nacionais e internacionais), bem como auxiliar na infraestrutura do Programa, com a compra de equipamentos para os laboratórios. Outros benefícios identificados podem ser materializados na publicação de livros e na divulgação científica do Programa e no intercâmbio com outras instituições de pesquisa no Brasil e no Exterior”, ressalta.

O coordenador destaca ainda, que todos os anos, vários professores e alunos do programa têm participado de congressos internacionais o que favorece ampliar os contatos e a visibilidade dos estudos realizados em Anápolis. Além disso, as bolsas de estudos são fundamentais para a sustentabilidade do Programa e na qualidade das pesquisas realizadas. O  Programa já conta com dois pesquisadores que realizam estágios de pós-doutoramento, ambos sobre a orientação do Coordenador  e que tem auxiliado grandemente na realização das metas de produção científica do PPSTMA.

Segundo o Coordenador “o grande destaque é a aprovação do Edital do PROCAD, que prevê parceria entre três instituições e que teve projeto aprovado e classificado como o 9º melhor qualificado no Brasil. Esse projeto prevê intercâmbio entre professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação da Unesp e UnB com o PPSTMA. Também auxiliará na construção de uma proposta de doutorado em Ciências Ambientais, que é uma das metas do PPSTMA para o Triênio (2013-2015)”.

Os editais aprovados foram:

Destino

Valor R$

PAEP/CAPES

V Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente

Sandro Dutra e Silva

FAPEG – 01/2014 Realização de Eventos

V Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente

Francisco Itami Campos

FAPEG – 02/2014

Participação em eventos

Congresso Latinoamericano de Ecologia Política – Santiago (Chile)

VII Simpósio de La Sociedad Latinoamericana y Caribeña de História Ambiental  - Quilmes (Argentina)

Carlos Christian Della Giustina

Josana de Castro Peixoto

Rildo Mourão Ferreira

FAPEG 06/14 –

Bolsas de Mestrado/Doutorado - CAPES

Bolsa de Mestrado

Janaina Laila de Oliveira Hirota

FAPEG 05/14 –

Bolsas de Iniciação Ciêntífica - CAPES

Bolsa de Iniciação Científica

Josana de Castro Peixoto

FAPEG 04/14 - DOCFIX - CAPES

Bolsa de Pos-doutorado para fixação de novos doutores em Programas de Pós-Graduação.

Sandro Dutra e Silva

Bolsista Pós-doutorado:

Vivian da Silva Braz (UnB)

PROCAD/CAPES 071/2013

Programa de Cooperação Acadêmica – CAPES

Antonio Cezar Leal (UNESP)

Sandro Dutra e Silva (UniEVANGÉLICA)

Jose Luiz de Andrade Franco (UnB)