15/09/2014

Mestrado tem projeto aprovado no PROCAD/CAPES

15.09.2014

mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente PPSTMA/UniEVANGÉLICA, Mestrado em Ciências Ambientais, teve o projeto intitulado "Novas Fronteiras no Oeste: Relação entre Sociedade e Natureza na Microrregião de Ceres em Goiás (1940-2013)" aprovado no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes). O valor total do financiamento a ser repassado ao projeto é de R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) em recursos de custeio, a serem repassados em 4 (quatro) parcelas anuais de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) que será distribuído em 4 anos de projeto e contemplará os 80 mais bem pontuados no Edital Procad 71/2013. O resultado foi publicado no dia 10 de setembro e nós figuramos como o 9º mais bem classificado.

Informamos que, além dos recursos financeiros, essa aprovação nos coloca em contato com os principais centros de pesquisa no Brasil, desenvolvendo projeto com duas Instituições que são consideradas excelência na Avaliação da Capes (PROGRAMA DE EXCELÊNCIA ACADÊMICA - PROEX/CAPES). O PROEX tem por objetivo manter o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação com nota 6 ou 7, pertencentes a instituições jurídicas de direito público e privado, atendendo adequadamente suas necessidades e especificidades.

O Procad tem como objetivo promover a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, através de projetos conjuntos de pesquisa de média duração. Intensificar, também, o intercâmbio científico no país, por intermédio do envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições de ensino superior e de pesquisa brasileiras, criando condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação. Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral. As missões devem ser planejadas de modo a assegurar a implementação das ações necessárias, destinadas a facilitar e possibilitar a interação entre as equipes, consolidando, desse modo, as redes de cooperação.

O projeto foi desenvolvido em Parceria com os seguintes Programas de Pós-Graduação:

1) UNESP - Universidade Est.Paulista Júlio de Mesquita Filho/PR.Prudente

Geografia;