04/09/2014
Campus Anápolis

Curso de Ciências Biológicas realiza comemoração em homenagem ao Dia do Biólogo

04.09.2014

biologo

Os acadêmicos do curso de Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, realizaram ontem, 3, uma comemoração em homenagem ao Dia do Biólogo. A regulamentação da profissão no Brasil foi feita há trinta e cinco anos pela Lei no 6.684/79 no dia 3 de setembro.

Para lembrar com dedicação do dia do biólogo, os acadêmicos da primeira turma de bacharelado da UniEVANGÉLICA, realizaram diversas atividades, dentre elas: saída de campo para coleta de material biológico diverso como algas, fungos e plantas; visita técnica no Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS do IBAMA na cidade de Goiânia sob a supervisão do Prof. Dione Inácio da Silveira.

O bacharel em Ciências Biológicas - biólogo pode atuar em diversas áreas, dentre elas, Análises em laboratórios industriais, clínicos e de pesquisa científica para fins de diagnóstico e fiscalização (exemplo: análise de sangue para verificação de doenças); coordenação de Estudos de Impactos Ambientais e proposição de atividades mitigadoras destes impactos (exemplo: manejo de extração florestal); fiscalização de atividades que coloquem em risco a saúde pública ou o meio ambiente, bem como a emissão de laudos e pareceres (exemplo: fiscal da Vigilância Sanitária); realização de perícias de atividades ilícitas (exemplo: atuação na polícia técnica); supervisão e Manejo de Unidades de Conservação da Biodiversidade Terrestre e Aquática (incluindo as unidades de conservação marinhas); proposição, coordenação e execução de projetos de pesquisa em institutos de pesquisa e universidades; ocupação de cargos técnico-administrativos em diferentes níveis (exemplo: profissional de secretarias de meio ambiente); gestão ambiental em empresas como no tratamento, deposição e reciclagem de diferentes tipos de resíduos e atuação como responsável técnico de laboratórios e/ou departamentos de diferentes instituições.

A diretora do curso, Profa. Dra. Josana de Castro Peixoto relata a importância deste profissional no mercado atual e, em pleno século XXI para a execução de atividades voltadas à conservação do meio ambiente e avanços das pesquisas em biotecnologia.