02/09/2014

1ª Olimpíada de Empreendedorismo Universitário

02.09.2014

empreendedorismo

O lançamento da 1º Olimpíada de Empreendedorismo Universitário aconteceu na noite de 28 de agosto, na Quadra do Couto Junior/ UniEVANGÉLICA, com uma palestra ministrada  pelo professor Doutor em Empreendedorismo, Marcos Hashimoto,  com o tema: “Empreendedorismo como Opção de Carreira”.

Estiveram presentes na palestra o pró-reitor Acadêmico da UniEVANGÉLICA, Marcelo Melo, professores e mais de seiscentos estudantes.

O evento é uma competição para criação de Planos de Negócios inovadores, com apoio de consultores e mentores renomados em educação empreendedora. Tem como objetivo disseminar a cultura do empreendedorismo e fomentar o desenvolvimento de ideias inovadoras para criação de novos empreendimentos de base tecnológica em Goiás. Podem participar estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Centro Universitário Anhanguera e da Universidade de Rio Verde (UniRV).

As inscrições estão abertas desde o dia 25 de agosto e encerrarão em 12 de Outubro e podem ser feitas pelo site www.oeu.org.br. A competição está aberta para estudantes universitários destas instituições de ensino, matriculados na graduação, pós-graduação ou formação tecnológica (presenciais, semipresenciais ou à distância).

O projeto é coordenado pelo Proine − Programa de Incubação de Empresas da UFG-Goiânia e co-realizado pelas incubadoras das demais instituições participantes: Incubadora Athenas (UFG Catalão) BeeTech (UFG Jataí), UniINCUBADORA (UniEVANGÉLICA), Proin (UEG), Aldeia (Anhanguera) e Cerve (UniRV). “O intuito do projeto é contribuir para que os estudantes montem seu empreendimento de forma planejada e incentivar o espírito de inovação junto ao público universitário”, ressalta Emília Rosângela Pires da Silva, Gerente do Proine − Programa de Incubação de Empresas da UFG.

De acordo com o regulamento da 1º Olimpíada de Empreendedorismo Universitário, na etapa local, o primeiro colocado se classifica para participar da etapa final da competição, o Boot camp (campo de treinamento) em Empreendedorismo, onde desenvolverá um plano de negócios com apoio de consultores e mentores. Além deste prêmio, na UniEVANGÉLICA, as três iniciativas mais bem pontuadas, ganham uma qualificação em metodologia Canvas, para concorrer ao estágio de Pré-Incubação na UniINCUBADORA.

Na etapa final serão selecionados os sete melhores trabalhos – vencedores das etapas locais, de onde sairá a equipe vencedora da Olímpiada, garantindo participação no Campus PartyTM 2015 - considerado um dos maiores eventos de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo (www.campus-party.com.br).

O concurso é uma das ações previstas no Projeto Integração, Consolidação e Fortalecimento das Incubadoras Tecnológicas do Estado de Goiás (Intec GO), financiado pelo Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação – MCTI por meio da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com a participação da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás(FAPEG) como Co-Financiadora, além do apoio do SEBRAE Goiás.

palestra