06/08/2014

Site internacional indica livro do mestrado

06.08.2014

Livro Mestrado

O livro História Ambiental: fronteiras, recursos naturais e conservação da natureza, organizado pelos professores José Luiz Franco, Sandro Dutra e Silva, José Augusto Drummond e Giovana Galvão Tavares foi indicado pelo site da Sociedade Latino americana e Caribenha de Historia Ambiental (SOLCHA) como uma leitura sugerida aos historiadores que trabalham com o tema na América Latina. Sandro Dutra e Giovana Tavares, dois dos organizadores do livro, são respectivamente, coordenador e professora do Mestrado da UniEVANGÉLICA.

O exemplar é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Sociedade Tecnologia e Meio Ambiente (Mestrado) do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília. Ambos os programas vinculados à área de Ciências Ambientais da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, vinculado ao Ministério da Educação e que coordena os Programas de Mestrados e Doutorados no Brasil.

O livro aborda temas fundamentais da história ambiental: o processo histórico de ocupação do solo, as formas de como os seres humanos se relacionam com os recursos naturais e história de preocupações com a conservação da natureza.

A coletânea foi lançada em 2013 nas livrarias Fnac e Cultura, publicada pela Editora Garamond, do Rio de Janeiro, com uma ampla distribuição nas principais redes de livrarias no país. Desde então, o livro tem recebido grande elogio do mercado editorial no Brasil e agora também no exterior, e se tornou objeto de resenhas em importantes periódicos no Brasil, como da HALAC/UFMG, UNESP, USP, dentre outros, que tem destacado a obra como a principal referência no Brasil para os estudos em história ambiental.