18/07/2014

As facilidades do Financiamento Estudantil – FIES

18.07.2014

fies

A principal razão de grande parte dos jovens não ingressarem no ensino superior é a falta de condições financeiras. E na busca de possibilitar aos jovens ter acesso aos cursos superiores, o Ministério da Educação concede o crédito estudantil com a chancela FIES - Financiamento Estudantil.

A cada ano o governo vem melhorando e desburocratizando o acesso a este instrumento de apoio à educação, tornando-o uma grande oportunidade para que a desigualdade de acesso seja reduzida.

O financiamento possui um baixíssimo juro cobrado pelo Governo Federal 3,4% ao ano, ou seja, 0,29% ao mês. Para melhorar ainda mais esta oportunidade, o FIES possibilita uma carência de dezoito meses após o término do curso superior para que se inicie a amortização (pagamento) da dívida, dando ao jovem a oportunidade de ingressar em sua área de atuação e conseguir saldar em suaves prestações que se estendem em até três vezes o período do curso. Por exemplo, em um curso de quatro anos, o aluno iniciará a pagar as parcelas após dezoito meses de sua formação, tendo doze anos para pagar. É um longo tempo, porém, muito válido pela baixa prestação que, em média, será um terço do valor da prestação mensal do curso financiado.

O FIES é uma ótima ferramenta de mudança em nossa sociedade, pois os jovens com benefícios como esse começam a ter acesso à educação, e é uma grande ferramenta para desenvolvimento de nossa sociedade.

Veja algumas informações sobre FIES:

1. A Instituição escolhida deverá ter nota acima de 3 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade);

2. A principal vantagem deste programa são os juros baixos de 3,4% ao ano, 0,29 ao mês, muito abaixo dos praticados no mercado;

3. Se o aluno poupar aproximadamente 50% do valor da mensalidade, terá grande chance de quitar o financiamento quando for pagar a primeira prestação do FIES;

4. O pagamento da prestação do financiamento será o equivalente a 2/3 do valor da prestação do curso;

5. O estudante terá que pagar uma pequena parcela a cada três meses durante o curso de R$ 50,00;

6. O prazo de financiamento será sempre três vezes o prazo total do curso exemplo: para um curso de quatro anos o financiamento será de doze anos.

7. As inscrições no Fies podem ser feitas em qualquer época do ano pelo site do programa e ainda o aluno poderá financiar de 50%, 75% até 100% do valor do curso.

8. Os candidatos que têm 60%, ou mais, da renda familiar mensal bruta per capita comprometida com a mensalidade podem pedir financiamento de 100%. Estudantes com comprometimento de renda igual ou superior a 40% e inferior a 60% podem pedir financiamento de 75%. Já alunos com comprometimento de renda igual ou superior a 20% e inferior a 40% podem financiar 50% da mensalidade.

9. É importante que o aluno faça a opção pelo curso correto, que agregará valor em sua vida, pense que após o termino do mesmo terá uma dívida de longo prazo, é o mesmo de pagar por aquilo que não utilizará.

Fonte: Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da DSOP Educação Financeira e da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin)