18/06/2014

Acadêmica de Medicina é premiada no 3º Congresso Goiano de Ginecologia

18.06.2014

A acadêmica Ana Cristine S. Pires Tomé, aluna do 5º período do Curso de Medicina da UniEvangélica, foi uma das premiadas no 3º Congresso Goiano de Ginecologia e Obstetrícia, realizado entre 28 a 30 de maio na cidade de Goiânia.

A aluna realizou apresentação oral do trabalho intitulado: “Podocitúria em Gestantes: É possível predizer a Pré-eclâmpsia?” O estudo foi feito em parceria com outros três professores do curso de Medicina da UniEvangélica: Dr. João Batista Gomes - ginecologista e obstetra; Dr. Marcos Mota - patologista e professora Ângela Viegas - biomédica.

A aluna explicou que o estudo é uma vertente de um projeto de maior abrangência deste grupo de pesquisadores. Eles pretendem pesquisar a presença de podócitos renais na urina de gestantes com pré-eclâmpsia, uma das doenças mais importantes em Obstetrícia. A pré-eclampsia é uma síndrome clínica caracterizada por hipertensão e presença de proteínas na urina de gestantes, após a 20ª semana de gravidez, sendo a principal causa de mortalidade e morbidade materna e fetal. O projeto em desenvolvimento pelos pesquisadores contribui com as pesquisas que buscam encontrar formas de detectar essa síndrome mais precocemente.

Durante a apresentação os organizadores do congresso ressaltaram a maciça participação dos alunos do Curso de Medicina e da Residência de Ginecologia e Obstetrícia da UniEvangélica neste evento, os quais contribuíram de forma significativa com os trabalhos científicos apresentados no congresso. Os alunos apresentaram principalmente relatos de casos e trabalhos de cunho epidemiológico com uso da base de dados DATASUS, a qual é apresentada aos alunos do curso de Medicina já no primeiro período deste.

Mais informações: AQUI