09/06/2014

Curso de Pedagogia desenvolve Projeto de Literatura Infantil

09.06.2014

literatura

Foi realizado, no dia 31 de maio, pelo 3º período do Curso de Pedagogia do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, sob a supervisão da professora Marisa Moreira, oficinas de leitura de textos literários, dramatizações, produções textuais e brincadeiras com alunos do Centro Educacional Vida, Instituição de reforço escolar mantida pela Missão Vida.

O evento teve como objetivo proporcionar às crianças de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, diferentes experiências com a linguagem e com os sentidos, permitindo assim, que elas pudessem ter acesso à leitura e à escrita de maneira divertida. Atribui-se a isso, especialmente, a multiplicidade de leituras que um texto literário pode apresentar.

O projeto de extensão faz parte das atividades extracurriculares da disciplina “Literatura Infanto-Juvenil” do curso de Pedagogia, sendo desenvolvido semestralmente em Instituições Educacionais da comunidade.

Compareceram ao evento cerca de 120 crianças e alguns pais da comunidade escolar. As atividades constaram de leitura e dramatização das historinhas pelos acadêmicos e as crianças produziram desenhos, textos, máscaras entre outras. Após as atividades, a turma ofereceu um lanche a todos os participantes e no final cada criança ganhou uma bola, além de sacolas temáticas.

“A Literatura Infantil influi em todos os aspectos da educação dos alunos, provocando, inclusive, mudanças de comportamento, sobretudo nos primeiros anos do ensino básico, pois, neste período, eles estão vivendo suas primeiras experiências, descobertas, medos, angústia, emoções  alegres e tristes e a literatura veiculada de forma adequada pode cumprir com sua função” ressaltou a coordenadora pedagógica da escola e  ex-aluna da UniEVANGÉLICA,  Profª. Karla Schütz Guimarães.

liter