28/05/2014

UniEVANGÉLICA realiza almoço em comemoração ao Dia da África

28.05.2014

Dia da africa

Foi realizado, no dia 26 de maio, um almoço em comemoração ao Dia da África, que contou com a presença de acadêmicos africanos da UniEVANGÉLICA, dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Computação, Gestão Financeira e Pedagogia.

Estiveram presentes: o Reitor do Centro Universitário de Anápolis, Carlos Hassel Mendes; o Segundo-tesoureiro do conselho de Administração da Associação Educatica Evangélica, Augusto Ventura; o Coordenador de Projetos do NAI – Núcleo de Assuntos Internacionais, Rocindes José Corrêa; o Coordenador do UniATENDER, Roberto Alves e o Capelão da UniEVANGÉLICA, Heliel Carvalho.

O Dia da África foi criado através da reunião de Chefes de Estado africanos na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo há tempos. A tal subordinação chamou-se colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África, que até à data da reunião ainda sofriam de apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.

Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana. A ONU, em 1972 reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia de África, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.

A UniEVANGÉLICA realiza um projeto que oferece suporte aos estudantes africanos da Instituição. Esse projeto é vinculado ao UniMISSÕES em parceria com várias igrejas, onde a UniEVANGÉLICA oferece a bolsa integral e as igrejas contribuem com a moradia.

“Estamos investindo na formação deles para retornarem ao seu país contribuindo com essa formação, não apenas acadêmica ou técnica, mas uma formação espiritual, de caráter, para abençoar seu país”, ressalta o coordenador do departamento de relações internacionais.

Em entrevista, Jano César, acadêmico do curso de engenharia de computação, afirma que, “toda essa comemoração é muito importante, é a primeira vez que participo de uma reunião africana aqui, só tenho que agradecer a todos”.