23/05/2014

Leopoldo Coutinho estará no II Seminário Cultura e Natureza do Cerrado Goiano

23.05.2014

Será realizado, no dia 2 de junho, às 19h, no auditório do Bloco E, a abertura do II Seminário Cultura e Natureza do Cerrado com a palestra do  professor titular aposentado do Departamento de Ecologia da Universidade de São Paulo (USP), Leopoldo Magno Coutinho.

Este pesquisador desenvolveu diversos estudos ao longo de sua carreira acadêmica, sobretudo na área de Ecologia de Ecossistemas com ênfase no bioma Cerrado. Publicou diversos artigos científicos, capítulos de livros e livros voltados à importância da conservação de remanescentes do Cerrado. Teve uma papel fundamental na formação de pesquisadores no Brasil, orientado uma quantidade significativa de alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Coutinho foi pioneiro no Brasil em um seleto grupo de pesquisadores brasileiros que se aventuraram nos estudos do bioma Cerrado. O seu pioneirismo e originalidade nesses estudos podem ser destacado nas pesquisas realizadas sobre os efeitos das queimadas sobre a vegetação do Cerrado. Ele descobriu que das cinzas várias espécies de plantas ressurgem revigoradas, oferecendo uma nova visão sobre um evento que parecia ser só destrutivo. Também se destacou influenciando uma nova geração de cientistas que vendo seu exemplo, tomaram “gosto” pelo Bioma Cerrado, visto que foi um professor que realizava diversas saídas de campo para estudar o bioma.

Em entrevista a um jornal paulista Coutinho relata que, em 1969, já como professor de Ecologia Vegetal na USP, participava de um trabalho de campo com os alunos em Pirassununga, encontrou uma área do Ibama incendiada: "No meio daquele cenário todo carbonizado, encontrei algumas flores brotando das cinzas. Era uma imagem muito bonita, ocorrendo pouco tempo depois de um evento tão drástico. Resolvi investigar".

Assim nasceu um dos principais temas de sua vida acadêmica, com artigos publicados em importantes periódicos no Brasil e no exterior. Coutinho pode ser definido como um pesquisador conservacionista que conseguiu perceber as peculiaridades do bioma Cerrado e tornou-se, desde então, em uma das grandes referências nesse campo do conhecimento.

O II Seminário Cultura e Natureza do Cerrado Goiano é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, será realizado nos dia 2 e 3 de junho e acontece como um dos eventos em comemoração ao dia do Meio Ambiente - 05 de Junho. Tem apoio financeiro por meio de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – FAPEG.

As inscrições são gratuitas.

Inscreva-se AQUI.